Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola EB1 de Corticeiro de Cima (Cantanhede)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Pintura no muro, no exterior do recinto escolar, muito visível para quem passa na estrada.

Fotografias de detalhes:

Pintura no interior do recinto escolar, de um muro, no local  onde os alunos lancham

Parceiros:
Câmara Municipal de Cantanhede.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Ecossistemas terrestres e aquáticos da localidade, com árvores, arbustos, flores, borboletas, passarinhos, patos, rãs e peixes. Estão ainda presentes o Sol e as nuvens como elementos necessários à vida.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A escola está inserida num meio rural onde passa uma vala hidráulica e se observam os elementos pintados e é necessário incutir nas crianças a necessidade de preservar o ambiente envolvente.

Fez-se uma reunião de assembleia de escola na qual se explorou o tema e as atividades a realizar. Posteriormente cada aluno fez um desenho tendo-se escolhido os elementos a desenhar.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
A idade dos alunos situa-se entre os 6 e os 10 anos. Todos participaram em todas as atividades referidas e realizadas: reunião de assembleia de escola, realização dos desenhos em papel, contornos das figuras e pintura das mesmas no muro.