Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Centro Educativo Alice Nabeiro (Campo Maior)

Fotografias do processo/pintura:

Pintura da estrutura pelas crianças

Totalidade da pintura:

Pintando detalhes representativos do montado

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Para a realização deste trabalho foi fundamental a parceria com as oficinas do grupo Nabeiro na recriação da árvore em lã de vidro, recriando uma azinheira. Dada a ideia original que seria recriar a árvore mais representativa dos nossos ecossistemas endémicos e complementando o mural realizado no ano anterior a construção do adereço para o nosso exterior foi conseguido graças à disponibilidade e engenho dos técnicos de oficinas do Grupo Nabeiro que apadrinharam o projeto e a quem muito agradecemos.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Os montados são o nosso maior tesouro. São resistentes à forte pressão agricola existente no concelho de Campo Maior por ação do regadio, das grandes produções intensivas de olival, pistachio e amêndoa, graças à ZPE de Campo Maior e a alguns agricultores que o rentabilizam para uso pecuário. Neste sentido e dada a sua riqueza e importância decidimos continuar o percurso do ano anterior com a construção do mural da biodiversidade dos montados e apostar agora numa visão inovadora a 3D. As crianças na oficina das artes destacaram a imagem do montado na primavera. As flores, os tons de verde, os ramos entrelaçados e o destaque das rapinas noturnas como o mocho galego, insetos e caracóis sobressaem por entre uma enorme diversidade de flores do montado. As bolotas não ficaram esquecidas e são alvo de grande destaque enquanto elemento perpetuador da vida nos montados.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Achamos que seria de todo importante pensar num mural móvel e a 3D. Temos poucas paredes brancas no CEAN e dado que as disponíveis já estão pintadas pensámos em criar uma instalação móvel que possamos partilhar com a comunidade em diversos locais da vila, levando a pintura até às pessoas e não esperar que elas venham ver numa das nossas paredes. Achamos que desta forma a mensagem chegará a mais pessoas e os montados serão de novo tema de conversa pela mão das crianças. Os elementos aplicados foram escolha dos alunos após as atividades de férias de páscoa onde realizámos saídas de campo e caminhadas pelo montado. A criatividade e envolvimento das colegas Fátima Camoesas e Ana Chibanga junto com o talento das crianças e o apoio da oficina da Nova delta permitiram inovar e criar um mural 3D

1. criação do desenho da azinheira
2. Foi apresentado nas oficinas do Grupo Nabeiro que idealizou e apresentou aos alunos a ideia 3D
3. Após aprovação das crianças, foi criada a figura 3d da azinheira com recurso a lã de vidro
4. Foi aplicado um primário branco para servir de base aos desenhos
5. As colegas das artes em conjunto com as crianças foram desenhando elementos após as caminhadas realizadas nas férias de páscoa de 2023
6. Os desenhos foram passados para a estrutura a lápis e completados com o esquema de cores previsto e escolhido
7. Todos os grupos do CEAN contribuíram quer na produção dos desenhos, quer na fase de pintura dos mesmos
8. A estrutura foi apresentada oficialmente na semana das ciências e ambiente a toda a comunidade entre os dias 5 e 9 de Junho de 2023

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
A forma como foram envolvidos está descrita na alínea anterior. Destacar que este projeto decorativo está integrado num conjunto mais alargado de animação dos recreios do CEAN onde o programa "Recreios com todos" tem implementado uma dinâmica de aproveitamento do espaço enquanto espaço de inovação pedagógica criando novos ambientes educativos e de aprendizagem exteriores à sala de aula. Neste sentido os alunos e equipa do CEAN pretendem procurar inovar e transformar os recursos físicos em beneficio de todos.