Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola Básica e Secundária de Vilela (Paredes)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Eu estou com a… preservação da biodiversidade

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Alunos do 8ºVD, 9ºVA, 10ºVD, Clube Europeu do Agrupamento de Escolas de Vilela e Professores do Agrupamento de Escolas de Vilela

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
“Eu estou com a… preservação da biodiversidade” pretende sensibilizar a comunidade para a importância da biodiversidade, salientando algumas das espécies (Lince ibérico, Baleia, Sobreiro…) que em território nacional se encontram em risco de extinção e/ou com efetiva necessidade de proteção nos mais diversos ecossistemas, exigindo que as nossas ações comunguem de uma participação cada vez mais sustentável.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Ao integrar o elemento pictórico: baloiço, assumimos o desafio e a possibilidade que existe em cada um de nós, e de todos integrarmos a biodiversidade de modo equilibrado.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
O trabalho começou por uma pesquisa em sala de aula, seguida de uma preparação do local onde se ia realizar a pintura. A pesquisa incidiu sobre a preservação da biodiversidade e explorando espécies que se encontram ou já estiveram em risco de extinção no território português.
Finalmente a pintura e execução do mural.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Alunos dos 13 aos 16 anos de idade