Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola EB1/PE Rancho e Caldeira (Câmara de Lobos)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Mural completo - ecossistema marinho representado na entrada da Escola do Rancho, na parede de estacionamento, com cerca de 12 metros de comprimento.

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
- Junta de freguesia de Câmara de Lobos que facultou as tintas.
- Câmara Municipal de Câmara de Lobos que emprestou as grades para proteção dos alunos, professores e auxiliares.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
No escossistema marinho está presente a Baleia Orca, a Baleia Azul, um golfinho, um peixe e as algas que fazem parte dos corais do fundo do mar.
Uma vez que a parede do estacionamento era longa e a escola está situada em Câmara de Lobos, zona piscatória, e por sugestão de alguns pais que iam vendo a pintura do mural, foi acrescentado um polvo e um peixe espada. Esta sugestão foi uma mais valia para nós, pois, para além da riqueza que forneceu ao nosso trabalho, foi gratificante ver o entusiasmo dos pais que viram a sua ideia representada na parede do estacionamento da escola.

Qual a razão da escolha desta imagem?
No presente ano letivo, o projeto Eco-Escolas integrou outra projeto, que é "Escola Azul". Adentro deste projeto, os alunos tiveram de realizar pesquisas sobre o ecossistema marinho e elaborar um desenho,dando realce aos cetáceos. Como surgiram trabalhos muito bonitos e os alunos estavam motivados, em conselho escolar decidimos representar esse ecossistema no mral que tínhamos que fazer.

Durante algumas semanas,os alunos do 4º ano viram filmes e reportagens sobre os cetáceos e o ecossistema marinho. Também realizaram uma visita de estudo ao Museu da Baleia e uma viagem maritima à Reserva Natural do Garajau.
Depois nas horas de coordenação dos projetos Eco-Escolas e Escola Azul realizaram os desenhos.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Na elaboração dos desenhos apenas a turma do 4º ano (9/10/11 anos) desenhou em folha A4 os cetáceos,após pesquisa feita ao longo de semanas em TIC. Depois os alunos das outras turmas procederam à votação de todos os trabalhos expostos no quadro da sala de biblioteca e os dois mais votados foram os escolhidos. Esta votação foi feita semsaberem quem era o autor do referido trabalho.