Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola EB1 de Pinheiral (Guimarães)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Pintura final

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Junta de Freguesia de Caldelas
Município de Guimarães e Laboratório da Paisagem

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
No âmbito do programa ambiental Eco-Escolas, a professora de Educação Especial desafiou os seus alunos a participarem no desafio “Muros com Vida”, explicando os seus objetivos e o respetivo regulamento.
Num segundo momento os alunos refletiram sobre as atitudes necessárias a adotar no seu dia a dia. Com esta iniciativa pretendemos sensibilizar a comunidade para a preservação ambiental, bem como estimular a criatividade dos alunos, através do desenvolvimento de competências em áreas como a expressão plástica e a coordenação motora.
Os alunos com a orientação da professora realizaram um esboço do desenho para um muro da escola. O muro escolhido apresenta uma excelente visibilidade para o exterior da escola, acabando por ter um grande impacto junto da comunidade local.
A escolha recaiu sobre a pintura do logótipo da Escola, que consiste num círculo com uma árvore no seu interior. Ora, esta árvore representa a floresta e a riqueza da biodiversidade. No centro do muro foi pintado o nome da Escola Básica do Pinheiral. Foram, ainda, pintados dez lápis que concomitantemente simbolizam o papel desempenhado pela escola e alertam para a necessidade de não se abaterem árvores para a produção de lápis.
As cores usadas foram bem pensadas. A escolha para o logótipo e nome da escola foi o verde, simbolizando a floresta. Para os lápis usaram-se as seguintes cores: azul, verde, amarelo, vermelho e laranja, visando representar a diferença, dado que os alunos envolvidos neste projeto beneficiam de apoio de Educação Especial. Foram aplicadas técnicas de pintura que fomentam o desenvolvimento da motricidade fina. O muro foi pintado com tintas e diferentes pinceis.
A pintura deste muro deu seguramente alegria e vida à escola, permitindo a identificação do nome da própria instituição, a requalificação de um espaço exterior e a participação num projeto ambiental.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A escolha recaiu sobre a pintura do logótipo da Escola porque a escola não está identificada.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Foram envolvidos 7 alunos com medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão
5, 6, 7, 8 e 9 anos
1 criança do pré-escolar; 1 aluno do 1.º ano; 2 alunos do 2.º ano; 1 aluno do 3.º ano e 2 alunos do 4.º ano.