Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola EB 2,3 de Quarteira (Loulé)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara Municipal de Loulé, Junta de Freguesia de Quarteira

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Um ecossistema é um conjunto de comunidades que vivem em um determinado local e interagem entre si e com o meio ambiente, constituindo um sistema estável, equilibrado e autossuficiente.
Um ecossistema aquático marinho refere-se à comunidade ecológica que existe em ambientes de água salgada, como oceanos, mares e estuários. Abrange uma vasta gama de habitats, incluindo oceano aberto, recifes de corais, leitos de ervas marinhas, costas rochosa, entre outros.
Os ecossistemas aquáticos marinhos são incrivelmente diversos e suportam uma ampla gama de organismos, desde fitoplâncton microscópico até grandes mamíferos marinhos. Esses ecossistemas são moldados por vários fatores abióticos, como temperatura, salinidade, disponibilidade de luz solar e movimento da água, que por sua vez influenciam a distribuição e abundância das diferentes espécies.
Elementos do ecossistema marinho presentes na pintura:
- Ambiente Físico: profundidade da água, penetração da luz solar;
- Produtores: Os produtores nos ecossistemas marinhos são principalmente organismos fotossintéticos, incluindo fitoplâncton, algas marinhas (macroalgas) e ervas marinhas. Esses organismos usam luz solar, dióxido de carbono e nutrientes para produzir matéria orgânica por meio da fotossíntese. Eles formam a base da cadeia alimentar e fornecem energia para outros organismos. (poríferos e flores do mar)
- Consumidores: Os consumidores nos ecossistemas aquáticos marinhos podem ser classificados em diferentes níveis tróficos. No nosso caso temos os consumidores secundários que são os peixes: peixe diabo, pargo sêmola juvenil, caramujo (caracol do mar) e pargo.
- Nutrientes: Os nutrientes são elementos essenciais exigidos pelos organismos para crescimento e sobrevivência. Nos ecossistemas marinhos, nutrientes importantes incluem nitrogênio, fósforo e ferro. Esses nutrientes podem entrar no ecossistema por várias fontes: pedras (que vêm da decomposição das rochas)
- Interações Bióticas: As interações entre diferentes organismos dentro do ecossistema moldam a estrutura e a dinâmica dos ecossistemas aquáticos marinhos. Essas interações incluem predação, competição, simbiose (mutualismo, comensalismo e parasitismo) e várias formas de interações reprodutivas.
- Tipos de habitat: Os ecossistemas marinhos consistem em vários tipos de habitat, cada um com seu conjunto único de características físicas e biológicas. Neste caso considera-se: "florestas" de algas marinhas, prados de ervas marinhas e areias.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Escolhemos esta imagem porque os peixes representados fazem parte da nossa gastronomia e o peixe diabo é um prato muito especial em Quarteira, além de que são espécies que existem na nossa costa e são o sustento de muitos pescadores (profissão característica de Quarteira).

O processo de trabalho foi como sempre fizemos com os nossos alunos:
- pesquisa de dados/factos característicos da nossa terra, seguido de rascunhos, até chegarmos ao desenho final.
Os alunos têm de sentir que fazem parte dos projetos e nós queremos que eles vivam estes momentos de forma intensa.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos envolvidos têm idades compreendidas entre os 10 e 12 anos (5º e 6º anos).
Os alunos são sempre envolvidos nas atividades de forma colaborativa, interativa e em pequenos grupos, assim:
- após termos o desenho final, definimos o que precisávamos para o concretizar (materiais, equipamentos e logística)
- obtivemos tudo o que precisávamos e juntamos dois alunos do 6º ano com um professor para, ao inicio da noite, desenharmos o nosso desenho na parede da escola com o auxilio de tecnologia, criatividade e muita alegria.
- depois, passamos à fase das pinturas em que os professores, Educação Visual e Educação Tecnológica, levavam grupos de alunos para pintarem pedaços do desenho até concluirmos a fase das pinturas;
- por fim, dois alunos do 6º ano (com a vigilância de um professor), terminaram os "arranjos finais".
Demos por concluída a atividade e uma das turmas participantes correu para o mural para serem os primeiros a tirar a foto com o nosso Ecossistema Aquático Marinho São Pedro do Mar.