Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola Básica D. Maria II (Vila Nova de Famalicão)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Gabinete de sensibilidade Ambiental da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Foi pedido aos alunos participantes do 5.º ao 9.º a criação da "FLORESTA DO FUTURO".
Assim o ecossistema será algo saído de um filme de ficção ou a ilustração de um livro futurista.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A imagem foi nascendo de acordo com os devaneios criativos e estéticos dos alunos, o professor foi apenas o instigador.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Foi desenhado um estudo com recurso ao giz, depois foram sendo selecionadas cores e formas das plantas do futuro. Novas plantas foram nascendo, pólen e ventos que inundam toda a paisagem.
Resultou uma paisagem com muita cor, movimento e alegria.
Acrescento que a música selecionada pelos alunos foi uma fonte de criatividade e movimento.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
O trabalho envolveu um conjunto de aluno dos 11 anos aos 16 anos que foram sendo convidados a participar conforme a disponibilidade e interesse pelos trabalhos. Participaram vários alunos do Ensino Especial que acrescentaram uma perspetiva muito inovadora e "fresca" à floresta do Futuro.