Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola Básica Carlos Ribeiro (Seixal)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Aspeto final do muro  junto à horta, após a pintura do ecossistema escolhido.

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Esta atividade foi realizada em parceria com a autarquia, tendo sido utilizadas tintas compradas no final do ano letivo anterior, para a finalização da atividade "Muros com vida" do ano letivo anterior e tintas fornecidas este ano letivo pela Câmara Municipal do Seixal.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
A pintura realizada representa um ecossistema terrestre com várias espécies de flores do campo. As espécies representadas na pintura são rosas, papoilas e ainda um girassol.

Qual a razão da escolha desta imagem?
O projeto pintado no muro foi escolhido por se considerar ser o que mais correspondia a um ecossistema que pudesse existir junto à horta da escola, com flores coloridas, o que daria muita vida ao espaço envolvente da horta da escola, um espaço anteriormente degradado e subaproveitado.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Os alunos de duas turmas de 6º ano realizaram e apresentaram vários projetos nas aulas de Educação Visual, com diferentes ecossistemas pintados em folhas A3, para a realização da atividade “Muros com vida”. Um dos projetos foi selecionado para ser pintado no muro junto à horta da escola, tendo a pintura sido concretizada por alunos de várias turmas de 2º ciclo, também no âmbito da disciplina de Educação Visual.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos envolvidos nesta atividade tinham idades compreendidas entre os 10 e os 12 anos. A atividade foi dinamizada pela professora de Educação Visual e Educação Tecnológica, que nestas disciplinas trabalha temas relacionados com o ambiente, nomeadamente a reutilização de materiais. Este ano, no âmbito destes temas, as turmas de 2º ciclo envolvidas construíram espantalhos com materiais usados e realizaram a atividade "Muros com vida", contribuindo para a melhoria de um espaço exterior da escola.