Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola Básica Aviador Brito Paes (Odemira)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Muro totalmente pintado

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara Municipal de Odemira

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
São visíveis lírios do campo, papoilas, rosmaninhos, estevas, borboletas e um ouriço cacheiro comum de se encontrar por estes sítios.

Qual a razão da escolha desta imagem?
O Muro contempla elementos conhecidos dos alunos quer do espaço exterior da escola quer do meio que os rodeia no caminho casa escola e perto das suas casas e pareceu ser a docentes e alunos envolvidos um bom motivo de expressar esta forma de arte.

Foi tida uma conversa com 2 turmas principais sobre que temas desenhar e escolher para a pintura.
Após várias ideias foi escolhida a paisagem selvagem da região em particular da flora e alguns dos seus elementos.
Vários alunos fizeram desenhos de elementos da paisagem e fizeram ainda um estudo de cor para elementos escolhidos.
Uma docente de EV em colaboração com outra docente e 5 alunos muito dotados para desenho fizeram o desenho, a lápis, no muro.
Fez se primeiro uma pintura de branco e amarelo ( cores da região) na parede a pintar. Esta pintura foi feita pelos funcionários da escola.
Assim que foi possível ter as tintas passou se à pintura de todo o muro.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Estiveram envolvidos alunos desde os 9 anos a té aos 14 anos