Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola EB 2,3 Prof. Mendes dos Remédios de Nisa (Nisa)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

2 fotos do muro numa só

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Parceria com a Autarquia na cedência de tintas, diversos pincéis e rolo.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O desenho representa dois ecossistemas: aquático e terrestre.
O ecossistema aquático representa um rio. Nele são exibidos alguns seres vivos: peixes, moluscos e plantas aquáticas.
O ecossistema terrestre representa o campo, com uma árvore, ervas, ovelha e aves.

Qual a razão da escolha desta imagem?
O projeto foi apresentado na primeira reunião de Conselho de Eco-escolas, tendo os presentes considerado que devíamos participar. A divulgação do projeto foi realizada através de posters afixados nos átrios do Centro Escolar e na vitrine do Projeto Eco-escolas, bem como nas redes sociais, para que todos os alunos interessados pudessem participar.
Foi entregue apenas um só trabalho subordinado ao tema “Biodiversidade”.
O desenho foi apresentado ao Conselho de Eco-escolas, que o aprovou por unanimidade e considerou ser exequível pelas crianças do pré-escolar e do 1º ciclo coadjuvados pelos alunos do 3º ciclo.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Foi proposto que os seres vivos animais fossem elaborados a partir dos moldes das mãos dos meninos do pré-escolar.
Com a colaboração do prof. António Policarpo de Educação Visual foi esboçado o desenho, com a paisagem terrestre e o rio, num muro junto à área recreativa dos alunos do 1º ciclo. Seguidamente, foi pintada a paisagem terrestre pelos alunos do 1º ciclo coadjuvados por alunos do 3º ciclo. À posteriori foram colados na parede os peixes e moluscos e a parede relativa ao rio pintada com rolo, pelos alunos do 1º e 3º ciclo, depois foram retirados os moldes da parede e os espaços em branco pintados com pincel pelas crianças do pré escolar, segundo os desenhos que tinham realizado nos respetivos moldes.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Alunos entre os 5 e os 13 anos.
As crianças do pré-escolar desenharam as mãos em cartolina, recortaram desenharam imagens de peixes e colaram na parede que constitui o rio. Os alunos do 1º ciclo pintaram o rio, os do 3º ciclo retiraram os moldes das mãos e as crinaças do pré-escolar e do 1º ciclo pintaram os peixes, como tinham desenhado na cartolina.
Os alunos do 3º ciclo pintaram os elementos como nuvens, copa da árvore e aves porque estão a uma altura do chão inacessível para os alunos do 1º ciclo.