Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola EB da Boavista - Lourinha (Gondomar)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Pintura do muro final

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
O Projeto “Muros com Vida”, foi um desafio no qual já nos havíamos efetuado a inscrição no ano letivo anterior, não tendo sido concretizado por falta de material enviado pela Câmara Municipal de Gondomar.
No entanto, devido à grande motivação das crianças, este projeto foi concretizado com os materiais existentes na escola (pinceis e tintas Giotto e algumas tintas acrílicas, utilizadas nas atividades de artes visuais no dia a dia) bem como a colaboração das famílias, na oferta de algumas tintas e na pintura final do mural, no Dia Internacional da Família, 15 de maio.
O material necessário para a concretização do projeto, solicitado à Camara Municipal, foi enviado para a escola, posteriormente à concretização do mural, dia 02 de junho. Este material será utilizado no próximo ano letivo, para reforçar o trabalho já efetuado.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
A pintura enquadra-se nos temas do ano da Eco-Escolas “Biodiversidade: Preservar e Regenerar” e “Espaços exteriores”, sendo a Biodiversidade da nossa escola a base para dos elementos da pintura no mural. Os elementos representados tiveram em conta a motivação e o interesse das crianças, nas pesquisas das espécies e elementos que foram encontrando na natureza, da nossa escola: árvores, flores, aves, pequenos insetos: abelhas, formigas, lagartas, borboletas, caracóis, charco com rãs, entre outros elementos da natureza.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A implementação e concretização do Projeto “Biodiversidade na minha escola”, integrado no programa da Eco-escola, no qual participamos este ano letivo, constituiu a base de trabalho para a pintura.
O principal objetivo desta escolha, teve em conta o conhecimento e o aumento das diferentes espécies da nossa escola, sendo uma pintura, onde se privilegiou a ação das crianças, onde cada uma representou a sua compreensão e interpretação do mundo à sua volta, a natureza vista pelos olhos das crianças.

Este projeto foi implementado tendo por base a Metodologia de Projeto, numa participação ativa, privilegiando o contacto direto e diário com a natureza. As salas de atividade foram ampliadas fora das quatro paredes, tendo sido a natureza um espaço privilegiado de observação, de experimentação e de aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento físico, cognitivo e socioemocional das nossas crianças. A natureza foi e será, sem dúvida, a melhor sala de aula.
As crianças assumiram um papel de detetives da natureza, incentivados a prestar atenção a tudo que os rodeia, utilizando os sentidos; assim, partiram à descoberta, onde se definiram as fases do projeto, numa articulação de diferentes saberes. Em grupo foi planificado o que iram pintar, quem iria ajudar e como seria a execução das pinturas.
Ao preparar o que desejavam pintar; organizaram e selecionaram imagens das espécies que mais gostavam, desenharam em papel, pesquisaram e tiraram fotografias. Depois foi passar todas essas ideias e representações para o muro. As crianças elegeram os desenhos que melhor representaria as espécies, sendo esses desenhos passados a lápis de carvão para o muro.
Neste âmbito, foi possível abordar todas as áreas de conteúdo, onde as crianças foram construindo as suas aprendizagens, numa partilha saberes com os pares. No Dia Internacional da Família, os encarregados de educação e famílias, foram convidadas a dar “vida” às representações, dando cor ao muro.
Numa partilha enriquecedora e em momentos de convívio, as crianças e os seus familiares, contribuíram para o sucesso deste projeto.
É de salientar a colaboração das famílias na pesquisa, recolha e integração de algumas espécies e elementos que valorizaram a biodiversidade já existente na nossa escola, como por exemplo, a criação de girinos para o charco e a construção de hotéis para insetos.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
O Projeto Muros com vida, foi desenvolvido com as crianças da Educação Pré-escolar, turmas 0B, 0C e 0D, 75 crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos, da Escola Básica Boavista/Lourinha.
O projeto foi implementado pela iniciativa e motivação das crianças, que já tinham frequentado o ano anterior o Jardim de Infância. Foi dinamizado através da participação ativa, durante a conceção, implementação e concretização do projeto, no Dia Internacional da Família, com a pintura final do mural.