Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola Básica Vasco Santana (Odivelas)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
É de referir que a Câmara Municipal de Odivelas foi o parceiro que tornou possível este desafio, já que disponibilizou as tintas necessárias para a execução da pintura.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O desenho remete para dois ecossistemas, ou seja, terrestre e marítimo, simbolizados pela representação de dois corações, enquanto órgão essencial à vida humana. O primeiro coração destaca a biodiversidade terrestre, com vegetação a brotar, nomeadamente, plantas diversas, folha, borboleta, abelhas e raízes. Por outro lado, o outro coração representa a biodiversidade aquática, com peixe, cavalo-marinho, tentáculo de um polvo, estrela-do-mar, algas e corais. Assim, estes elementos representados constitui uma simbiose perfeita entre essas duas realidades tão essenciais à vida e que importa cuidar e preservar.

Qual a razão da escolha desta imagem?
O desenho vencedor, da autoria da aluna L.M. do 9.º ano de escolaridade, suscitou o agrado e a preferência da maioria da comunidade escolar, devido não só à qualidade estética, mas ainda à originalidade da mensagem transmitida, uma vez que representa, simultaneamente, o ecossistema terrestre e aquático.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
O presente desafio intitulado “Muros com vida” contou com a participação de vários alunos do 5.º ao 9.º anos de escolaridade da Escola Básica Vasco Santana, sob orientação dos professores de Educação Visual, Complemento à Educação Artística, Cidadania e Desenvolvimento, que aceitaram com entusiasmo o desafio lançado pela equipa Eco-Escolas.
Após uma sensibilização para a importância da preservação dos ecossistemas e/ou da sua recuperação, os alunos iniciaram, com entusiasmo e muita criatividade, os desenhos.
Findo o prazo estipulado, efetuou-se uma pré-seleção dos desenhos, que cumpriam os requisitos elencados no regulamento referente ao desafio.
Seguidamente, vários representantes da comunidade escolar foram convidados a votar no desenho da sua preferência, entre um conjunto de desenhos com número atribuído.
Decorrente da contagem dos votos, foi divulgado o desenho vencedor, estando este último exposto na vitrine alusiva ao programa Eco-Escolas. É de referir que a Câmara Municipal de Odivelas disponibilizou as pinturas necessárias assim como o stencil referente à autarquia e ao programa Eco-Escolas.
Finalmente, a aluna L.M., do 9.ºD, vencedora do presente desafio, executou a pintura no muro selecionado para o efeito, com ajuda pontual de alguns colegas, unidos na transmissão da mensagem de preservação da biodiversidade, contribuindo para a revitalização do muro, isto é, dos espaços exteriores da escola.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos, com idades compreendidas entre os 11 e os 15 anos, participaram no presente desafio, incentivados pelos professores de Educação Visual, Complemento à Educação Artística e Cidadania e Desenvolvimento, tendo como ponto de partida o desafio lançado pela equipa Eco-Escolas.