Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Centro Escolar do Louriçal (Pombal)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Trabalho final

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara Municipal de Pombal e Junta de Freguesia de Louriçal, encarregados de educação e ex-alunas desta escola.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Representa um ecossistema terrestre com elementos da fauna e flora existente na localidade: árvores e flores, insetos e aves, mais concretamente, cegonhas e o arco-íris simbolizando, a alegria e o bem-estar desta escola.
Link do vídeo: https://aepombal-my.sharepoint.com/:v:/g/personal/teresa_cruz_aepombal_edu_pt/EeELC5eM7GxFs7Pr_-AEfF4BafQqKXij1gHgf9vNzUKuAw

Qual a razão da escolha desta imagem?
A imagem representa um ecossistema terrestre com elementos da fauna e flora existente na localidade: árvores e flores, insetos e aves, mais concretamente, cegonhas e o arco-íris simbolizando, a alegria e o bem-estar desta escola.

O desafio foi lançado numa reunião de Conselho Eco-escolas a todos os elementos que compõem este órgão: representantes do Agrupamento de Escolas de Pombal, da autarquia, docentes, alunos, pais e assistentes operacionais.
Uma representante dos encarregados de educação mostrou-se disponível para ir junto da sua família, levar a proposta e decidirem a viabilidade deste desafio. Juntaram-se mais elementos de famílias amigas e assim se deu início ao projeto “Muros com vida” no qual colaboraram irmãos de alunos que frequentam esta escola e alguns ex-alunos.
As ex-alunas em colaboração com os seus pais, desenharam os contornos de todos os elementos, ficando a pintura a cargo dos alunos, docentes e assistentes operacionais da escola.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Todos os alunos da EB de Louriçal, dos 3 aos 10 anos, estiveram envolvidos nesta atividade.
Os alunos mais velhos, efetuarem algumas misturas de tintas, para se chegar aos tons desejados – vegetação, tronco das árvores, cores do arco íris… De forma rotativa as turmas pintaram o Muro.