Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola EBI de S. Martinho do Campo (Santo Tirso)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Tríptico Final Muros com Vida Escola Básica de São Martinho

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Autarquia de Santo Tirso

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
As áreas florestais envolventes à nossa escola. Tentativa de representação de espécies autóctones (vegetais e animais) do projeto interdisciplinar

Qual a razão da escolha desta imagem?
Foi lançado o desafio aos alunos sob a forma de concurso em que o desenho vencedor seria executado no painel central deste tríptico mural. Todas as disciplinas do nono ano de escolaridade participaram, trabalhando o conceito de muro figurado e físico. As língua podem constituir um muro entre povos, há efetivamente pontes (construções) que unem localidades e até países e muros que os separam (muro de Berlim e outros ainda existentes) e exploramos os "muros" na medida do possível tendo sempre em vista as aprendizagens essenciais de cada disciplina.

De todos os desenhos propostos, forma selecionados os melhores e colocados a votação através de um forms. Venceu o trabalho da aluna Verónica do 9.º D, já vencedora noutros eco-dessfios, uma vez que se destaca na vertente artística. Encontrado o trabalho vencedor e na posse dos materiais necessários, todas as turmas colaboraram na execução das pinturas.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
A idade dos alunos envolvidos foi 13, 14 e 15 anos - do nono ano. Foram motivados a participar massivamente através do projeto interdisciplinar «Muros que nos unem e nos separam» e «Muros com vida». De todos os desenhos propostos, forma selecionados os melhores e colocados a votação através de um Forms. Venceu o trabalho da aluna Verónica Correia do 9.º D, já vencedora noutros eco-desafios, uma vez que se destaca na vertente artística. Encontrado o trabalho vencedor e na posse dos materiais necessários, todas as turmas colaboraram na execução das pinturas.