Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola Secundária Almeida Garrett (Vila Nova de Gaia)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Muros com Vida ESAG 2023

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Autarquia de Vila Nova de Gaia

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
A elaboração do desenho, teve como principal objetivo a representação de diferentes espécies animais inseridas no ecossistema nacional. Os diferentes animais criam, em conjunto, uma composição triangular. Cada espécie reflete um valor da instituição escolar: sabedoria, equilíbrio e força.
O Bufo-real, prefere zonas remotas, no interior, inserindo-se em diversas zonas geográficas de Portugal. A título de exemplo, é possível encontrar esta espécie entre o Douro e o Minho. Simbolicamente, esta espécie representa a sabedoria, a procura de conhecimento e erudição.
A ideia de equilíbrio e harmonia é refletida pela garça-real-europeia, encontrada também, entre a zona do Douro e Minho.
A águia-imperial-ibérica, distribui-se pelas regiões da beira-alta, baixo e alto Alentejo, simboliza a força e o poder.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Representa um ecossistema nacional, para promover a fauna e flora autóctones e a sua preservação. A utilização de cores vibrantes e da palavra “better”, ajudam a transmitir a intenção e trabalho da comunidade escolar para valorizar e melhorar a biodiversidade e sustentabilidade.

No início do 2º semestre, os alunos do 11º A participaram no concurso com a elaboração de desenhos representativos dos ecossistemas na disciplina de Desenho A. A exposição dos desenhos foi realizada na ExpoESAG, na barraquinha do Eco-Escolas. A Comunidade Escolar votou e o desenho vencedor foi o da aluna Regina Ferreira. A aluna fez uma projeção do desenho no muro. Mais tarde, durante uma semana várias alunas da turma realizaram a pintura num muro da escola junto à portaria, com as tintas cedidas pelo município.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
As alunas têm 16 e 16 anos e ficaram muito motivadas desde que tomaram conhecimento do concurso no conselho Eco-Escolas. A participação de várias alunas no mural permitiu o empenho conjunto no resultado final. Pintarem um muro na escola e deixarem a marca da preservação da biodiversidade foi muito importante.