Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola Básica e Secundária de Búzio (Vale de Cambra)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Mural do eco-charco concluído.

Fotografias de detalhes:

Detalhes de seres vivos representados.

Parceiros:
Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica e Secundária do Búzio.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O ecossistema representado é um charco artificial criado no ano letivo anterior.
Os charcos são ecossistemas frágeis e instáveis de elevada importância ecológica. Essenciais para a sobrevivência de espécies de animais e plantas ameaçadas e importantes no desempenho de serviços de ecossistema imprescindíveis para o Homem, os charcos são habitats com grande interesse de conservação. O valor educativo e científico dos charcos é de extrema importância, permitindo a realização de atividades lúdico-científicas assim como o estudo da sua biodiversidade e processos ecológicos. Permite a consciencialização, desde cedo, para a conservação não só destes habitats, mas também para a conservação da biodiversidade local e a sensibilização para a proteção do Ambiente e tomada de decisões para um futuro sustentável.
Este mural tenta representar alguns elementos bióticos e abióticos deste charco que é um ecossistema:
a água, organismos vivos - girinos, larvas de efémera, dáfnia, joaninhas, alfaiates, lírio amarelo, nenúfar…

Qual a razão da escolha desta imagem?
O ecossistema representado é o do eco-charco Búzio que está situado em frente ao muro onde foi feito o mural que o representa.
O objetivo é mostrar aos visitantes do eco-charco as imagens deste ecossistema ao longo das quatro estações do ano. Este primeiro mural representa a biodiversidade do eco-charco na Primavera.
Ao longo dos próximos anos letivos serão feitos outros murais representativos do eco-charco em cada uma das restantes estações do ano.

Foram apresentados vários projetos pelos diferentes grupos de trabalho tendo sido selecionado pelos alunos da turma este desenho.
Posteriormente, os alunos do grupo selecionado executaram o trabalho de pintura do mural:
- o desenho foi esboçado a giz diretamente no muro;
- foram preparadas as tintas base para obtenção das tonalidades pretendidas;
- ao longo de três dias foram pintando conforme a secagem das tintas o permitia.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
O trabalho foi efetuado por alunos da turma do 9ºE (14 e 15 anos de idade) que estiveram envolvidos, no ano letivo anterior, no projeto de construção do eco-charco, por isso, conhecem bem os elementos do ecossistema representado.
Posteriormente, os alunos do grupo selecionado executaram o trabalho de pintura do mural, sendo disponibilizadas horas e apoio nas diferentes disciplinas envolvidas neste desafio (Ciências Naturais, Ciências Físico-químicas, Português, Educação física e Cidadania)