Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Colégio Parque do Falcão (Seixal)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Ecossistema da Baía do Seixal

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Parceria com um encarregado de educação (pintor alpinista), no âmbito do nosso projeto "Quando crescer quero ser" (Projeto que estava a decorrer em simultâneo no colégio em que os pais vinham ao colégio apresentar as profissões)

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
A Baía do Seixal foi o ecossistema escolhido pelas crianças envolvidas no projeto, sendo que é o principal recurso natural do concelho do Seixal, concelho onde o Colégio Parque do Falcão está localizado.
Elementos escolhidos pelas crianças para serem representados no nosso mural: os flamingos, as borboletas, as libelinhas, os caranguejos, os moluscos, os peixes, os búzios, os juncos e as algas.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Os recursos hídricos assumem um papel importante no presente, que importa salvaguardar para as gerações futuras. Devido às suas características únicas, a Baía apresenta património biológico importante no ecossistema aquático às suas margens.
Sendo que a Baía do Seixal está classificada como reserva ecológica nacional, salientando-se a sua riqueza ornitológica e a fauna a flora existentes.

Os alunos foram trabalhando e realizando ao longo do ano, atividades relacionadas com os ecossistemas, através do visionamento de vídeos, imagens, desenhos, pinturas e histórias, visto o projeto educativo do colégio deste ano ser "A vida nos ecossistemas". Desta interacção foram surgindo ideias sobre o que deveriam representar no muro do parque exterior onde fazem as suas brincadeiras.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
O projeto "Muros de vida" foi realizado pela turma de pré escolar (25 crianças de 5/6 anos) e pela A turma de 1.º ano (16 crianças de 6/7 anos) do Colégio Parque do Falcão.
As crianças escolheram os elementos que iriam estar representados no mural, desenharam-nos em papel e pintaram-nos no mural.