Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola EB 123/PE do Curral das Freiras (Câmara de Lobos)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Pintura finalizada

Fotografias de detalhes:

Pintura do mural_3

Parceiros:
Câmara Municipal de Câmara de Lobos.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Está nela representado um ecossistema terrestre e aéreo, havendo animais, principalmente, do ambiente terrestre.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Esta imagem representa a forma como as crianças gostariam de ver o planeta. Desta forma, reverenciaram a vida animal, a qualidade do ar e o equilíbrio do meio ambiente.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Inicialmente, foi pedido aos alunos, sendo 8 alunos no total, que desenhassem um ecossistema à sua escolha com diferentes animais e plantas (Biodiversidade).
Após a conclusão dos desenhos, estes foram numerados, sem estarem identificados pelos nomes dos alunos, e foi realizada uma votação ao nível de toda a escola.
O desenho escolhido teve 45 votos.
A parede era branca e foi pintada de verde por adultos, sendo assim preparada para a pintura do desenho escolhido.
Primeiro, os alunos desenharam diretamente na parede e depois pintaram com tintas que foram fornecidas pela Câmara Municipal de Câmara de Lobos.
Houve apoio de professores e de funcionários nas partes altas da parede, mas, no geral, o trabalho foi realizado pelos alunos.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
A pintura apresentada foi realizada com os alunos do 3.° e 4.° anos e encontra - se numa das paredes da entrada da escola. Os alunos elaboraram vários desenhos e foi escolhido um por votação. Posteriormente, os alunos desenharam diretamente na parede e depois pintaram, como já foi referido anteriormente.