Escola Básica e Secundária de S. Roque do Pico (São Roque do Pico)
Parceiros:
Professores, alunos, pessoal auxiliar da nossa escola.
Memória descritiva
Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Tema - Biodiversidade
No centro da composição artística proposta, o relevante globo terrestre subscreve precisamente a leitura e entendimento da biodiversidade à escala mais alargada do nosso planeta. Uma gigante torneira, de grande dimensão emerge do oceano terrestre, simbolizando a responsabilidade efetiva do ser humano em encontrar e salvaguardar para o futuro meios eficazes de contenção dos recursos naturais do nosso planeta, como a água por exemplo.
A luz solar fonte insubstituível de vida está presente em cada espaço e pormenor específico do mural.
Do lado direito do painel, um touro majestoso e do lado esquerdo um cavalo grácil e vigoroso pretendem simbolizar a força, a pujança e o encanto de fauna terrestre.
No oceano um cachalote mergulha vigoroso nos abismos procurando lulas para alimento no meio de grandes tunídeos, que anualmente regressam em imensos cardumes enchendo as nossas águas límpidas de vida.
Golfinhos e toninhas brincam e saltam nas ondas dando as boas-vindas a quem nos visita numa euforia sem fim.
Um polvo solitário tenta camuflar-se entre as rochas tentando proteger-se dos inimigos naturais, revelando a riqueza dos ecossistemas aquáticos.
Dois paramentos laterais de alvenaria tradicional típica de basalto simulam abrir-se, dando visibilidade acrescida ao mundo da nossa biodiversidade...
Dois monumentais volumes emergem, majestosamente do oceano, simbolizando o eterno mito da Atlântida, associado desde sempre à génese geológica destas ilhas.
Sobre um alto pinheiro um milhafre, ou águia de asa redonda “ButeoButeo” espera pacientemente a oportunidade de caçar o seu jantar.
Borboletas, endémicas dos açores enchendo de múltiplas cores os arbustos e os céus.
No horizonte um iate vindo de um destino distante cruza as águas representando a interação humana crescente com o resto do mundo.
Como emergindo do oceano, uma imponente águia, simboliza força, liberdade, e espaço ecologicamente intocado, embora não endémica destas ilhas. Pretende simbolizar cumulativamente abrangente universalidade da conectividade, biodiversidade e das cadeias alimentares que se reproduzem e repetem em todos os tipos de ecossistemas."
Pretendeu finalmente este “Mural com vida” na sua essência assumir-se como um projeto aberto e evolutivo, salvaguardando, ao longo do tempo, a inclusão e registo de diversas outras espécies não registadas ainda nesta fase.
A gaivota simboliza finalmente as inúmeras aves marinhas (cagarros, andorinhas do mar e garajaus) que, numa infinita dança sem fim partilham os nossos céus e os nossos mares...
Qual a razão da escolha desta imagem?
" Foi primordial intenção deste estabelecimento de ensino, prestar, com elaboração deste mural artístico, a justa e pertinente homenagem a um momento em que a sustentabilidade da coexistência das espécies no meio natural, deixe de ser considerado um estereotipo de utopia, afirmando-se como objetivo credível e atingível fruto da maturidade pensante do ser humano... E do respeito inquestionável do mesmo dos princípios que regem esta natureza fascinante que nos envolve...pretendeu incluir uma perspetiva mais global, a nível mundial e não restrita a uma biodiversidade circunscrita a um ecossistema localizado unicamente em nove ilhas maravilhosas perdidas no meio deste imenso Atlântico. Pretendeu documentar este trabalho o vigor e movimento dos seres vivos surpreendentes que habitam o nosso planeta e coexistem entre si, interagindo das mais diversas e intrigantes formas, com extrema coerência e sabedoria ...
Foi escolhida uma paleta de cores, apelativa e motivante para crianças e adultos, explorando os contrastes de cores quentes e frias, complementares e neutras, valorizando a luz como um fator fundamental e essencial á vida.... Por fim, ou finalmente, pretende este trabalho artístico ser o suporte de um princípio e uma mensagem clara de responsabilização urgente e duradora, de toda a humanidade, para a gestão consciente deste maravilhoso planeta.... e nossa casa!!
Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
No âmbito da disciplina de Educação Visual e Cidadania, os alunos e professores embarcaram no projeto da criação de um muro com vida. O objetivo foi explorar a temática da natureza, conservação ambiental e diversidade dos ecossistemas. O mural foi desenvolvido utilizando principalmente técnicas de pintura e ampliação do esboço.
Processo de Trabalho:
Definição do tema: através de discussões em sala de aula, os alunos e professores decidiram abordar a temática da natureza, com foco na importância da conservação ambiental e na diversidade dos ecossistemas.
Pesquisa e recolha de referências: os alunos realizaram pesquisas individuais para recolher informações sobre os elementos naturais a serem representados no muro. Eles pesquisaram referências visuais, como imagens de animais, paisagens naturais e outros elementos relacionados à natureza.
Planeamento e esboço: com base nas pesquisas e nas discussões em sala de aula, os alunos criaram um esboço inicial do mural. Definiram a disposição dos elementos e as proporções gerais do mural.
Ampliação do esboço: após a criação do esboço, alunos e professor realizaram a ampliação das linhas principais no tamanho desejado para o mural. Esta técnica envolveu a transferência do esboço original para o espaço do mural, garantindo que as proporções fossem preservadas.
Execução: com o esboço ampliado como guia, alunos e professor começaram a trabalhar algumas técnicas de pintura. Utilizaram pincéis e tintas adequadas para criar a representação visual dos elementos do mural. Os alunos e professor deram vida aos detalhes, cores e texturas dos elementos, como a torneira com gotas de água, baleia, globo, aves, peixes, golfinhos, cavalo, touro e a montanha.
Revisão e ajustes: Durante o processo de pintura, o professor e os alunos revisaram o mural regularmente para verificar o progresso e a qualidade do trabalho. Fizeram ajustes quando necessário, corrigindo detalhes e garantindo a coerência estética entre os diferentes elementos.
Apresentação e reflexão: Ao concluir o mural, os alunos apresentaram o trabalho à nossa escola no dia "Eco Escola". Durante a apresentação, conversaram sobre as escolhas estéticas, a mensagem transmitida pelo mural e a importância da conservação ambiental. Também refletiram sobre o processo de trabalho, compartilhando experiências e recebendo feedback.
Conclusão:
A elaboração do mural pela disciplina de Educação Visual foi um processo focado principalmente nas técnicas de pintura e ampliação do esboço. Os alunos demonstraram alguns conhecimentos teóricos ao criar a representação visual dos elementos naturais escolhidos, destacando a importância da conservação ambiental e a diversidade dos ecossistemas. O mural proporcionará um espaço de expressão visual e reflexão, permitindo que os alunos transmitam uma mensagem importante sobre a valorização da natureza e a necessidade de proteger o meio ambiente.
Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos são de turmas do 3º Ciclo. Disciplina de Cidadania e Educação Visual.