Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola Básica de Pias (Serpa) (Serpa)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Camara Municipal d serpa
Junta de Freguesia de Pias

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O projeto foi assumido de modo coletivo e em articulação interdisciplinar, sendo a concretização do mural efetuada pelo pre escolar e 1ºciclo.
- Sensibilização e pesquisa de dados de caráter científico e de impacto ambiental, com especial . Foi abordado mais profundamente com saídas de campo para observação in loco de caraterísticas específicas. Estas foram também objeto de pesquisa orientada e aprofundada acerca das espécies e habitat.
- Foi proposto às turmas de 8ºe 9ºano a elaboração de desenhos representativos do ecossistema e respetiva biodiversidade. De todos os desenhos foram selecionadas as figuras mais representativas e elaborada uma composição global.
- Foi feito igualmente um estudo de cor tendo em conta não só as espécies da flora e da fauna como os efeitos da luz caraterística da região.
- Foi escolhida a parede e desenhado à escala o projeto de mural
- Procedeu-se à pintura coletiva da base e de todos os elementos planeados, organizando turnos rotativos.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Ser uma composição de elementos fundamentais da nossa flora e fauna

Desenho coletivo sob orientação da docente de EV
Esboço
Delimitação
Pintura

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
de 3 a 10 anos, durante a componente letiva e sob vigilância, com intervenção, das educadoras e professoras do 1º ciclo