Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola Secundária de Alfena (Valongo)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Visão global do muro

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara Municipal de Valongo
Articulação do projeto Eco-Escolas com o Projeto Cultural de Escola

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
A Escola secundária de Alfena encontra-se inserida na área metropolitana do Porto onde ainda subsistem importantes habitats naturais, com biodiversidade caraterística. Na proximidade da nossa escola encontramos relevos que fazem parte da Serras do Porto cortados por pequenas ribeiras que integram a bacia hidrográfica do Leça. Selecionamos para representar no nosso muro o ecossistema da região. Foram representados os relevos que nos rodeiam e duas espécies que podemos encontrar quando realizamos caminhadas até à Ribeira de Tabãos. Como representante da flora local selecionamos a Dedaleira, Digitalis purpúrea, tão comum na nossa área e com uma cor púrpura vibrante. Selecionamos com representante da fauna presente na ribeira de Tabãos a elegante Salamandra Lusitânica, Chioglossa lusitânica.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Os elementos presentes na imagem e a sua harmonização pretendem representar aspetos característicos do ecossistema onde a nossa escola está integrada e em simultâneo imprimir nas paredes da escola uma imagem com cores vibrantes e que relembrem a todos a necessidade de dar a conhecer e preservar a biodiversidade local.

Foi efetuado pelos alunos um estudo prévio do ecossistema da região e quais as suas espécies características. De todas as analisadas optaram pela representação da salamandra lusitânica e da dedaleira. Em colaboração com a professora de Desenho A criaram um esboço e selecionaram o muro (parede) da escola com visibilidade e espaço para a representação.
A pintura do muro foi realizada durante duas semanas com o envolvimento da docente e de todos os alunos da turma 11.ºD.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos têm idades compreendidas entre os 16 e 18 anos (turma 11.ºD – Curso de Artes Visuais) e foram envolvidos em todo o processo de seleção do ecossistema, espécies a representar, idealização e esboço da imagem e sua pintura.