Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola Básica André de Resende (Évora)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Foto da totalidade da pintura 3

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
A Câmara Municipal de Évora foi parceira na atividade uma vez que disponibilizou o material de pintura necessário para o desafio.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O montado, ecossistema particular, criado pelo Homem, característico do Alentejo foi o abordado pelos discentes, onde trabalharam diversas espécies vegetais autóctones da região do Alentejo/Mediterrâneo, a saber: o sobreiro, a azinheira, os pinheiros manso e bravo, a nogueira, a romanzeira, o marmeleiro e a oliveira.

Qual a razão da escolha desta imagem?
As espécies anteriormente referidas foram as trabalhadas, durante o presente ano letivo, tendo em conta que correspondem à flora autóctone da região.

O projeto “Muros com Vida” encontra-se de acordo com o que se pretende que os alunos da nossa escola aprendam sobre Fatores de Sustentabilidade. Este projeto decorreu em articulação com outro, em desenvolvimento no nosso estabelecimento escolar (Construindo o Futuro… Alentejo Sustentável”), no âmbito dos Domínios de Autonomia Curricular (DAC) referente aos 5º/6º anos.
Assim, no ano letivo 2021/2022, as turmas de 5º ano foram envolvidas no estudo de algumas espécies animais da região, tendo em vista a concretização de um jogo didático, uma exposição de trabalhos e a pintura de um muro nos espaços exteriores da Escola.
A pintura do muro teve como fonte de inspiração os painéis de azulejos, tradicionais na cultura portuguesa. As cores escolhidas foram as dos rodapés das casas tradicionais do Alentejo, o ocre/amarelo e o azul. Nos quadrados azuis foram pintados os contornos a branco dos animais da região estudados. Os quadrados amarelos ficaram, propositadamente, por pintar, uma vez que, no presente ano letivo, os alunos do 6º ano deram continuidade ao projeto, desenvolvendo o tema da flora da região. Os trabalhos efetuados, em contexto de sala de aula, desenvolveram-se em interdisciplinaridade. Em Educação Visual, os alunos fizeram uma pesquisa sobre as espécies vegetais da região, ilustrando-as, posteriormente, em papel, o que deu origem a uma exposição. Após os diversos trabalhos, as turmas de 6º ano procederam à conclusão do mural iniciado no ano letivo anterior.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos possuem 11 anos e foram envolvidos na atividade graças ao trabalho interdisciplinar que foi efetuado em Português, Ciências Naturais, Educação Visual, Educação Tecnológica e Tecnologias de Informação e Comunicação.