Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola Básica e Secundária Soares Basto (Oliveira de Azeméis)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Painel e enquadramento na escola.

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis (tintas, rolos e pincéis), grades de proteção.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Foi retratado um ecossistema variado que se baseou nas presenças habituais nas margens de dois rios da região, o Caima e o Ul, mais propriamente, duas áreas protegidas e visitadas pelos alunos; as margens do Caima (https://www.cm-oaz.pt/turismo.356/o_que_fazer.510/parques_e_jardins.1377/margens_do_caima.1604/.a5266.html)
e o Núcleo Molinológico de Ul (https://www.cm-oaz.pt/oliveira_de_azemeis.1/espacos_naturais_2.297/parque_tematico_molinologico.299.html).
O resultado final não é nenhuma paisagem real, mas uma composição variada segundo a reinterpretação dos alunos envolvidos.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Como a seguir se refere a imagem é uma composição com muitos contributos onde se selecionaram as espécies variadas de ecossistemas perto de nós (margens do Rio Ul e Caima)

O projeto foi iniciado com alunos do 9º ano. Em Educação Visual foi-lhes proposto a pesquisa e estudo de plantas e animais autóctones uma vez que se pretendia retratar a biodiversidade da região. Cada aluno desenhou uma espécie à sua escolha, após o que foi feita uma composição numa quadrícula à escala 1/7, onde se foram selecionando as espécies a incorporar. O painel foi pensando como um mosaico, respeitando as opções dos alunos quanto à escala utilizada no seu projeto individual, e estão representados animais como, a lontra, o guarda-rios, o texugo, a salamandra, o mocho, a raposa, entre outros e plantas abundantes na região como os carvalhos.
Alunos participantes do Clube de Pintura da escola também entraram na fase de execução do projeto. Foram respeitadas, na composição final, as distintas interpretações gráficas realizadas na fase de observação/representação, uma vez que participaram alunos de diferentes faixas etárias.
Os materiais usados foram tintas plástica, pincéis, trinchas, rolos, fita cola.
O trabalho decorreu ao longo de uma semana com o apoio logístico da Câmara Municipal que adquiriu as tintas e cedeu as barreiras para isolar o espaço.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Entre os 11 e os 17 anos; os alunos do Clube de Pintura foram convidados a participar na fase de execução. Inicialmente foi um processo de pesquisa e composição feito em aulas de Educação Visual do 9º ano.
Participaram alunos de diferentes anos e turmas- 6.º A: 7.º A e B, no âmbito do Clube de Pintura. 9.º A, B, C, D, F G, no âmbito da disciplina de Educação Visual.