Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola EB1 Visconde de S. Gião (Torres Novas)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Muros com vida - Entre Ribeiras - Praia fluvial entre duas aldeias do concelho. Este trabalho foi integrado na pintura de espaços exteriores. O desenho representado foi feito por um aluno com espectro do autismo.

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara Municipal com a oferta das tintas.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Reserva do Paúl do Boquilobo com algumas espécies lá existentes: javali, garças, flamingo, carpas...
Entre Ribeiras - Praia fluvial com patos e árvores existentes junto ao rio, como por exemplo o chorão.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A escolha da imagem "Entre Ribeiras" foi escolhida porque retrata ao pormenor o local. O aluno tirou uma fotografia e tentou replicar a imagem. é um espaço exterior lindíssimo do nosso concelho e familiar a muitas crianças, que adoram lá ir refrescar- se nos dia de calor com os seus familiares. Foi uma escolha feita com base na certeza, que iria embelezar e muito a nossa escola. Também foi uma forma de inclusão, o autor do desenho é um aluno autista, que ficou bastante feliz com o resultado final.

1º- Motivação e sensibilização para o tema;
2º-Desenhos feitos pelos alunos do2º, 3º e 4º anos;
3º- Seleção de dois desenhos por turma e destes foram escolhidos dois, que seriam pintados nos muros da escola, indo apenas um a concurso - " Entre Ribeiras";
4º- Passagem dos desenhos a lápis de carvão para o muro;
5º- Pintura de áreas maiores com a esponjas, pelos alunos mais pequenos: Pré-escolar, 1º e 2º anos;
6º- Pintura de pormenores/ acabamentos pelos alunos do 3º e 4º anos.
Todo o trabalho foi orientado e acompanhado pela Professora Coordenadora do Eco Escolas. Foi concluído no Dia da Criança e teve a colaboração de Professoras Titulares de Turma

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Foram envolvidas todas as crianças, desde o Pré -escolar até ao 4º ano, portanto dos 3 aos 10anos.
A sua participação foi feita, de acordo com a disponibilidade das turmas, coordenando sempre com as outras atividades. Foi utilizado um sistema rotativo, vinha pintar, um máximo de 3 a 4 alunos, para não gerar confusão e/ou alguns contratempos, tratando - se de tintas, todo o cuidado seria pouco.