Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola Básica de Chouselas (Vila Nova de Gaia)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Ecossistema da Reserva do Estuário do Douro

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Associação de Pais e Câmara de Vila Nova de Gaia

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
A concretização deste desafio começou com um trabalho de pesquisa de algumas turmas, incluindo as do Pré-escolar, sobre o ecossistema da reserva do Estuário do rio Douro.
Foram identificadas algumas das espécies a representar e desenhadas.
Tais como:
Fauna - Garça Branca, Guarda rios, Alvéola amarela, borboleta risca branca, borboleta acobreada, gaivota cabeça preta, lagarto da água, sardão, pilrito e borrelho.
Flora – juncos, feno daa reia, centáurea das dunas, verdoega marinha, cardo marítimo

Qual a razão da escolha desta imagem?
Faz parte dos ecossistemas locais

O processo do trabalho teve início com a pesquisa sobre o ecossistema a representar e posteriormente duas turmas do 1º ciclo e as do pré-escolar, fizeram os desenhos em suporte de papel.
De seguida uma mãe que é ilustradora, ofereceu-se para fazer um croqui em suporte digital, com base nos desenhos feitos, a partir do qual se pintou o mural.
Cada turma (8 do 1º ciclo e 2 do pré-escolar) escolheu o que queria pintar a nível de fauna.
Durante uma semana, nos tempos possíveis, cada turma veio pintar o seu, supervisionados por uma assistente Operacional que além desta tarefa foi dando o toque final nos restantes elementos. A flora foi sendo pintada pelos alunos que queriam.
De referir que o muro foi anteriormente pintado de branco por elementos da Associação de Pais.
Foi um trabalho que envolveu a comunidade educativa, assim como a autarquia com o fornecimento das tintas. Foi muito enriquecedor e participativo.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Idades entre os 5 e 9 anos.
Os alunos forma envolvidos através da sensibilização feita pelos professores para a realização do mural.