Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola Profissional de Odemira (Odemira)

Fotografias do processo/pintura:

Início do decalque da imagem utilizando videoprojector e computador para desenhar na parede o desenho.

Totalidade da pintura:

O desenho visa alertar para a prevenção da degradação dos ecossistemas marinhos. A pintura representa diferentes espécies marinhas,  sendo a tartaruga a figura de destaque que representa o planeta como um ecossistema todo.

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Município de Odemira

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Trata-se da representação de uma tartaruga marinha, cujo seu corpo é o nosso planeta Terra. Visa alertar para uma maior consciencialização das espécies em perigo, bem como para a prevenção de degradação dos ecossistemas.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Consciencializar para o problema da destruição do nosso planeta, das suas espécies e, consequentemente, da sua biodiversidade, bem como da sua importância para a manutenção do planeta como um grande ecossistema.

Iniciámos a atividade com a digitalização da imagem escolhida. Utilizando um videoprojector, iniciámos o contorno/desenho da imagem, ampliando-a visto que escolhemos uma área de grandes dimensões. Após esta etapa, e de todo o desenho completo, iniciámos a pintura da parede com as tintas cedidas pelo Município de Odemira, acrescentando também alguns elementos/ideias sugeridas pelos alunos que nos pareceram importantes para o resultado final.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
A idade compreendida foi entre os 16 e os 18 anos, tendo sido esta atividade muito produtiva e aliciante para os alunos. Integraram-se por completo e o balanço da atividade foi bastante positivo.