Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola Básica e Secundária Joaquim Inácio da Cruz Sobral (Sobral de Monte Agraço)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Trabalho final

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara Municipal forneceu as tintas e sprays para a pintura

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O ecossistema presente na pintura é o da região onde a escola se insere. Está representado pela a borboleta e pela libélula.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A borboleta e a libélula ajudam a manter o ecossistema equilibrado na região e no mundo inteiro. As borboletas desempenham importante papel no ecossistema, nomeadamente, atuam como polinizadoras e são fonte de alimento para outras milhares de espécies. Por isso, foi a espécie escolhida.
As libélulas dentro do seu ecossistema, são bastante úteis no controlo das populações de mosquitos e das suas outras presas, prestando assim um serviço importante ao Homem. Temidas por uns, admiradas por outros e estudadas por muitos, a libélula foi escolhida pela sua elegância e beleza e por ser abundante na região, tal como as borboletas.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
O muro do recreio escolhido, já tinha trabalhos de azulejaria feitos pelos alunos e decidimos dar continuidade às cores e formas usadas, como se os azulejos estivessem a sair do painel e a voar sobre o fundo de riscas criado para o efeito, incluindo no mesmo uma borboleta (e uma libelinha).
Os alunos do 6º ano , fizeram esboços com as ideias sugeridas para este projeto, tendo-se chegado a um projeto final, o que foi realizado, e no qual um aluno do 7º ano sugeriu fazer a representação dos animais selecionados com a técnica de grafiti.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
idades compreendidas entre os 11 e os 13 anos