Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola Básica de Cimo de Aldeia - Pigeiros (Santa Maria da Feira)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Muros com vida

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara Municipal de Santa Maria da Feira

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Está representado um ecossistema terrestre, onde as abelhas assumem-se como elemento vital no equilíbrio desses ecossistemas. As abelhas circulam por todo o lado, por isso quisemos também representar o lince-ibérico, o coelho bravo e a lontra que, tal como as abelhas, são animais que necessitam ser preservados. Nós somos a mudança; estás nas nossas mãos!

Qual a razão da escolha desta imagem?
A imagem surgiu através de um processo criativo, em que convidamos os alunos a desenharem diversos ambientes terrestres, onde as abelhas estavam presentes. Analisou-se os vários desenhos e a junção está espelhada nos nossos muros.

O tema das abelhas surgiu devido à plantação de alfazemas que fizemos, no ano anterior, e que estão atrair várias abelhas à nossa escola. Convidamos um apicultor para nos explicar as extraordinárias funções que as abelhas realizam e, após visualização de pequenos vídeos, de fazermos pesquisa de algumas imagens, convidamos os alunos a criarem ecossistemas em que a abelha estivesse presente. A junção, de vários desenhos, fruto do processo criativo dos alunos, está representado nos nossos muros.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Estiveram envolvidos alunos desde os 6 anos aos 11 anos.