Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola EB 2,3 João Villaret (Loures)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

mural finalizado parte 1 (8ºA)

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Foram usadas tintas cedidas pela câmara municipal que sobraram da atividade de comemoração dos 48 anos do 25 de abril.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O ecossistema representa seres vivos da fauna e flora da a várzea de Loures, nele estão representadas papoilas, garça,abelha,dente de leão,canas, andorinhas, coelhos etc

Qual a razão da escolha desta imagem?
Porque a imagem representa a biodiversidade da Várzea foi escolhida.

No âmbito das disciplinas de Educação Visual e de Geografia, vinte alunos da turma A do 8º ano, com idades compreendidas entre os treze e os quinze anos de idade, realizaram uma pintura mural sobre a fauna e a flora da Várzea de Loures adjacente à nossa escola.
Na disciplina de Geografia, a turma estudou a Várzea e fez um levantamento da sua fauna e flora. Após esse levantamento, na disciplina de Educação Visual, a turma realizou várias propostas para uma pintura mural.
Cada aluno fez a sua proposta individual e, em seguida, em turma, decidiu-se qual o projeto mais adequado e o resultado foi a compilação de três propostas. Decidiu-se a parede a pintar e as tintas a usar.
A pintura foi realizada ao longo de quatro aulas de noventa minutos de forma rotativa.
Inicialmente os alunos desenharam a lápis de grafite todo o projeto e depois, foram pintando os elementos.
Foi um projeto em que os alunos sempre mostraram imenso interesse e empenho. Pintar uma parede é algo que os alunos não estão habituados e isso intensificou a sua motivação e dedicação.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
A média de idades dos alunos é 13 anos, os alunos desenharam em papel e depois usaram tintas para pintar o mural.