Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Infantário Universo dos Traquinas (Câmara de Lobos)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Desenho em carvão das trepadeiras/heras numa parceria entre crianças e adultos;
Pintura das trepadeiras pelas educadoras;
Pintura de flores e animais do ecossistema através de diferentes técnicas e das mãos e pés das crianças das salas.

Totalidade da pintura:

Uma horta produtiva, um jardim na imaginação

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara Municipal de Câmara de Lobos
Engenheiro Agrônomo

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O ecossistema do mural é um ecossistema de jardim/horta onde é possível observar as trepadeiras/heras, plantas que se desenvolvem bem nestes ambientes, flores, abelhas, borboletas, lagartas, joaninhas, formigas, caracóis e minhocas.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Escolhemos esta imagem em conformidade com aquilo que as crianças dos jardins de infância foram verbalizando que gostariam que constasse no mural, em conformidade com aquilo que são os seus conhecimentos sobre o que é o ecossistema da horta/jardim. Algo que se enquadrasse no espaço escolhido e que resultasse numa boa simbiose com o jardim/horta real (ali presente) e o desenho e pintura do Mural

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Todos os anos as crianças se envolvem no tratamento, plantação e manutenção da horta e jardim. As crianças da sala júpiter ( as crianças de pré-escolar) no momento da plantação de girassóis foram constatando a existência de diversos animais neste ecossistema. Com o intuito de perpetuarmos essas observações (com a ajuda de um engenheiro agrônomo que explicou às crianças as dinâmicas deste ecossistema), em grande grupo, as crianças decidiram pintar o mural, numa mistura do real com a pintura para que eternizássemos essas imagens.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
As crianças envolvidas têm entre os 8 meses e os 6 anos uma vez que as crianças de todas as salas do infantário puderam participar.
Consoante as idades de cada criança estas puderam, desenhar utilizando carvão, pintar com os pés e com as mão, fazer carimbagem, decalque e escolher os animais para pintar.
Assim as crianças das salas de pré-escolar desenharam através da técnica de decalque as folhas das trepadeiras/heras. Posteriormente as crianças dos berçários pintaram as flores através da técnica de carimbagem e por fim as crianças de transição e pré-escolar pintaram os animais utilizando as mão e os pés para o efeito.