Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola Secundária com 3.º Ciclo de Caneças (Odivelas)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Água é Tudo!<br />
- Caneças, o Aqueduto, fonte de vida de uma Vila e de Biodiversidade!

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Cãmara Municipal de Odivelas (apoio informação /documentos sobre a caracterização biofísica da Vila de Caneças; palestra no dia da Árvore; tintas); ONGA - Associação d'os Amigos de Caneças (informações sobre património Edificado de Caneças; informações sobre a fauna no lugar d'além)

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
A Pintura documenta o ecossistema terrestre - o Prado e uma pequena mancha de floresta (característicos do território onde se insere a escola).
Elementos do ecossistema :
Solos castanhos avermelhados – um dos solos típicos da zona típicos – representando algum abandono dos campos agrícolas.
Flora - com predominância de espécies de gramíneas na camada herbácea e algumas das flores silvestres mais típicas (papoila, chicória, malmequeres); Pequena mancha de Floresta , que pretende representar a Floresta cada vez mais devastada pela urbanização;
Fauna - dos 7 animais mamíferos característicos da zona estão referenciados 2 ( a ginetta e a toupeira) e 2 aves (alvéola branca e gaio)

Qual a razão da escolha desta imagem?
A Imagem pretende representar uma paisagem que, apesar de familiar a todos os elementos da comunidade educativa - junto à escola há uma mãe dágua e avista-se o encontro de aquedutos subsidiários do Aqueduto das Águas Livres; os espaços verdes da escola foram gizados para representar o ecossistema - o prado - pois apesar destes factos , muitos alunos não dão o devido valor nem ao património riquíssimo de Caneças, nem ao valor da água, nem reconhecem a riqueza da vegetação típica do Prado (referem que só há "ervas"), nem a importâncua e beleza das flores silvestres .
A Escolha dos elementos da fauna também não foi inocente: a toupeira é, muitas vezes, encarada pelos locais apenas como destruidora de culturas e pretende-se chamar a atenção para uma função importante, ao escavar revolve o solo, auxiliando na absorção de compostos orgânicos e deixando o solo mais nutritivo para as plantas; a ginetta - chamar a atenção para um mamífero que deixou de ser tão referenciado pela população talvez devido à fragmentação de habitat causada pela urbanização mas faz parte das recordações dos avós que recordam o "seu olhar penetrante à noite, o predador dos quintais e dos pintaínhos"; 2 aves , o gaio, enquanto uma das aves mais comum na zona e a alvéola branca que , pelo contrário , segundo as informações recolhidas junto dos "avós" e da ONGA , Associação d’Os amigos de Caneças, tem estado com menor índice de avistamento nos últimos anos, havendo avistamentos apenas num sítio, O lugar d'além.
A faixa que termina a pintura inicia com uma citação atribuída a Tales de Mileto, A ÁGUA É TUDO!
e termina reforçando o papel do aqueduto enquanto fonte de crescimento de uma vila e da sua biodiversidade

No total 28 alunos aderiram à atividade. Concretamente em relação ao trabalho votado para representar a escola, a informação e o layout do projeto resultaram de:
pesquisa autonóma sobre : tipos de ecossistemas, tipos de solo, fauna e flora; contactos com CMO - departamento do ambiente - atualizaçáo dos dados de biofísica do concelho e em pormenor de Caneças, com familiares dos alunos, com a ONGA, Associação d'os Amigos de Caneças;
palestra na escola com engenheiro agrónomo da CMO;
os alunos estiveram envolvidos no dia da árvore (palestra da CMO e concurso interno de fotografia de flores silvestres)
debate nas aulas de inglês sobre sustentabilidade /o valor da água;
supervisão do professor da disciplina de Desenho.
O desenho foi primeiro realizado em A3 e pintado a guache

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Idade : 16 e 17 anos
No ano anterior um grupo de alunos desta turma tinha visto o seu projeto votado para representar a escola nos Muros com vida, o que levou a uma motivação natural para aderir ao projeto assim que as Coordenadoras do eco-escolas divulgaram o regulamento para este ano.
No total 28 alunos aderiram à atividade.