Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola EB1/JI Porto Pinheiro (Odivelas)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Muro pintado

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara Municipal de Odivelas

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Na pintura fez-se questão de representar os vários ecossistemas, marinhos, aéreos e terrestres.
O planeta Terra está posicionado ao centro da imagem, representando um planeta muito feliz e harmonioso, sem poluição e em equilibrio entre todas as espécies e ecossistemas.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A escolha da imagem surgiu da votação do Conselho Eco-escolas em três desenhos elaborados pelos alunos da escola. Foi decidido que se pintariam os elementos representados nos três desenhos.

Todos os alunos da escola participaram na atividade que foi apresentada numa reunião do Conselho Eco-Escolas:
1.º Desenharam
2.º Fez-se uma votação nos melhores trabalhos
3.º Três desenhos foram selecionados pelos representantes do CEE
4.º Escolheu-se o muro a pintar
5.º Foram desenhadas as imagens e pintadas pelos alunos de todas as turmas (cada turma tinha um espaço definido para pintarem)

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Alunos dos 3 aos 10 anos, ou seja da Pré-escolar ao 4.º ano de escolaridade.
Os alunos foram envolvidos através da visualização de vídeos que mostravam a biodiversidade em risco e quando lhes foi proposta a atividade aderiram com elevado grau de motivação.