Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Colégio Diocesano de Nossa Senhora da Apresentação (Vagos)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Autocarro a ser abduzido por um OVNI, com dois flamingos da ria de Aveiro a observar, como se testemunhas se tratassem.

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Este desafio teve como parceria a Câmara Municipal de Vagos.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O presente projeto passa pela animação de uma casota de apoio do Colégio, situada em frente à paragem dos autocarros escolares.
É um trabalho coletivo, onde, dois a três alunos dão o seu contributo na animação das quatro fachadas da referida casota. Esta casota tem cerca de 17 metros quadrados de área total.
Na fachada lateral, o motivo central é um autocarro a ser abduzido por um OVNI, com dois flamingos da ria de Aveiro a observar, como se testemunhas se tratassem. Na fachada posterior, existe a alusão ao mar, com os peixes saltitantes, e uma densa vegetação folhosa faz a transição para a lateral direita e está em sintonia com a fachada lateral interior, pois permite ver uma zona de edifícios de vários tipos, sobrevoada por um dragão alado, que se desenvolve para a face de “chegada” que possui uma porta metálica, onde um castelo encantado envolve a porta, deixando ver num das janelas um gatinho aprisionado.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A imagem surgiu de trabalhos individuais que se tentaram congregar numa só, onde a ideia subjacente foi ter sempre elementos de fauna e flora nas quatro faces da casota.

O processo implicou as seguintes etapas:
1º - os alunos desenvolveram ideias que iriam desenhar, na fachada da sasota, à escala;
2º - procedeu-se à organização das diferentes imagens de modo a construirem uma imagem lógica;
3º - passaram para a parede os diferentes elementos dos desenhos individuais;
4º - utilização das tintas, para a execução.
Foi desenvolvido pelos alunos do 10º ano, durante as aulas de artes visuais. Foi um processo coletivo, que permitiu aos alunos vivenciarem novas experiências em diferentes contextos.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
A ideia surgiu como um desafio criativo para os alunos, que puderam dar asas à sua imaginação,