Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola Básica e Secundária de Anadia (Anadia)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara Municipal de Anadia

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O ecossistemas visados no trabalho são o terrestre e o aquático.
A partir de uma malha de polígonos, regulares ou não, Escher fazia mudanças, mas sem alterar a área do polígono original. Assim surgiam figuras de peixes, aves e insetos, todos estes representados num plano bidimensional.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Esta imagem permite entender as mutações que a natureza desenvolve no seu processo evolutivo.
Por outro lado, potência a lecionação de conteúdos, fora da sala de aula, em diversas áreas curriculares, visando a construção das competências necessárias e adequadas ao perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória (PASEO). Pelo exposto a interdisciplinaridade está presente, construindo uma ponte entre as Ciências, Matemática e as Artes.

Foi feita a sensibilização dos alunos para o projeto "Muros com vida", solicitando-lhes propostas gráficas que fizessem sentido na análise dos ecossistemas e realizado um debate em torno das propostas desenvolvidas. Considerando que a obra de M.C.Escher reuniu maior consenso, uma vez que esta contemplava várias dinâmicas da natureza através de construções e representações do impossível.
Após esta fase foi feito o registo gráfico na parede através de um processo de escala e desenvolvida a pintura do mural.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Entre os 15 e 18 anos do 10, 11 e 12º anos do curso de Artes Visuais. Os alunos foram sensibilizados e mobilizados para a execução do mural, constituindo-se igualmente como um trabalho paralelo às disciplinas de Desenho A e Oficina de Artes. A adesão e a motivação dos alunos foi constante e evidente ao longo de todo o trabalho.