Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola Básica de Abação (Guimarães)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Convidamos toda a nossa comunidade a visitar, conhecer e cuidar do nosso Recanto da Biodiversidade. Na recriação do ecossistema num muro damos vida à nossa escola e promovemos a preservação da biodiversidade

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Laboratório da Paisagem, da Câmara Municipal de Guimarães que facultou 3L de tinta. Comércio local que ofereceu ainda outras latas de tinta.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Ecossistema de floresta, composto árvores de grande porte, plantas mais rasteiras, por insetos e polinizadores, um lago com anfíbios e pequenos peixes. todos estes elementos estão presentes na nossa pintura a que demos o nome de Biodiversidade Recriar e Preservar

Qual a razão da escolha desta imagem?
A escolha baseia-se num projeto da escola em valorizar, expandir e melhorar os espaços exteriores "Natureza, a melhor sala de aula". Nesse projeto já construímos um lago, onde existem seres vivos aquáticos, bem adaptados, um hotel de insetos, para os polinizadpres, fomentando a biodiversidade destes seres, e ainda construímos um anfiteatro pouco humanizado, em paletes usadas, no sentido de realizar aulas no exterior. Assim o nosso Recanto da Biodiversidade é composto por um ambiente de floresta, e por esse motivo achamos oportuno convidar à visita deste espaço, através dum mural que mostra e apresenta um micro ecossistema de floresta. Os nossos desenhos contemplam tudo o que temos e que vamos desenvolver no nosso Recanto Da Biodiversidade.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
As professoras Coordenadoras juntamente com a professora de EV abordaram os alunos de 3 turmas do 3º ciclo para que fizessem uma pesquisa sobre motivos a desenhar na parede relacionados com o ambiente de floresta e seus seres vivos. Escolhidos os desenhos, os alunos foram progressivamente desenhando com giz no muro e depois feitos os rascunhos iniciaram a pintura. Todo este processo teve inicialmente uma limpeza geral do muro, uma vez que este estava em muito mau estado. Foi coberto por tinta branca para tornar mais visível a arte desenhada.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
12 aos 15 anos, alunos dos 7º, 8º e 9º anos de escolaridade.