Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola Básica do Vale de S. Torcato (Guimarães)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Trabalho Final

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
O Município facultou as tintas para a concretização do projeto.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Ecossistema terrestre - Foi pintada a "Árvore da Vida" foi a inspiração central. A árvore foi retratada carregada de folhas verdes, representando a vitalidade e a abundância da natureza.
Além disso, foram incluídos animais como abelhas, joaninhas, passarinhos, borboletas, caracóis, formigas e algumas flores. Esses elementos foram cuidadosamente desenhados para ressaltar a importância dos seres vivos e a função crucial dos polinizadores na reprodução das plantas.

Qual a razão da escolha desta imagem?

A atividade "Muros com Vida" envolveu os alunos que frequentam o Clube Eco-Torcatinho, que tiveram a oportunidade de expressar a sua criatividade e conscientização ambiental através da arte. O objetivo era decorar um muro da escola num espaço vivo e colorido, realçando a importância da natureza.
Inicialmente, os alunos foram convidados a desenvolver as suas ideias e desenhos no papel, explorando o tema da "Árvore da Vida" como inspiração central. A árvore foi retratada carregada de folhas verdes, representando a vitalidade e a abundância da natureza.
Após a fase de criação e seleção dos desenhos, os alunos tiveram a oportunidade de levar as ideias do papel para o muro da escola. Com o auxílio de materiais de pintura adequados, eles transferiram as imagens para a parede, garantindo que cada detalhe fosse retratado com precisão e criatividade.
A atividade "Muros com Vida" foi uma experiência enriquecedora para os alunos, permitindo-lhes aprender sobre a importância da biodiversidade, a relação entre os seres vivos e a necessidade de preservar e valorizar a natureza. Além disso, a transformação da parede da escola numa obra de arte viva proporcionou um ambiente mais agradável e inspirador para toda a comunidade escolar.
Essa iniciativa também serviu como uma forma de conscientização para outros alunos, professores e visitantes da escola, transmitindo a mensagem de que cada um de nós tem um papel fundamental na conservação do meio ambiente.
No final, a atividade "Muros com Vida" foi um sucesso, não apenas como uma expressão artística, mas também como um “lembrete” constante da importância da natureza nas nossas vidas e da responsabilidade que temos em protegê-la.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Trabalho realizado por alunos com idades compreendidas entre os 9 e os 12 anos.