Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola Básica da Charneca (Guimarães)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Muros com Vida Escola da Charneca - Zonas Húmidas.

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Agrupamento de Escolas das Taipas, Junta de Freguesia de Caldas das Taipas (materiais de pintura e colaboração próxima com entidade locais), Mota a Pintar (empresa de pintura que colaborou com materiais de pintura), Guribema (carpintaria local), SOMIRAV (empresa local de gruas e plataformas elevatórias), Construções Silvério (andaimes para a fase inicial), Associação de Pais da Charneca (material de pintura), Laboratório da Paisagem de Guimarães (material de pintura), Apadrinhamento do mural pelos artistas de arte urbana CHES (internacional) e DRAW (nacional e mais ativo no contacto com os alunos da escola e colaborou com o desenho de uma rá para complementar o mural).

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
A imagem/composição do desenho da parede foi elaborada tendo em conta a fauna e a flora local centrando-se na importância das zonas húmidas. Simplificaram-se as formas de modo a que as crianças possam colaborar de forma divertida, mas consciente da importância da preservação da Natureza. As zonas húmidas são importantes porque abrigam uma enorme variedade de espécies endémicas, mas, também, periodicamente, espécies migratórias e de águas profundas e, portanto, contribuem substancialmente para a biodiversidade ambiental. Além disso têm um papel importante no ciclo hidrológico, ampliando a capacidade de retenção de água da região onde se localiza, promovendo o múltiplo uso das águas pelos seres humanos. Estes ecossistemas são, também, importantes enquanto fontes de água potável e é urgente restaurá-los e preservá-los.
Deste tipo de ecossistemas, o mais importante na área de implantação da nossa escola (Agrupamento de Escolas das Taipas) é o rio Ave. Este rio, apesar de não ter zonas classificadas como sítios Ramsar ao longo do seu percurso, é importante pois alberga uma grande biodiversidade, é um importante fornecedor de recursos hídricos para a região e uma importante área natural ao dispor da população. Perto da Escola existe uma ETAR que contribui para a boa qualidade da água do rio ao assegurar que a água é devolvida à natureza em condições ambientalmente seguras. No que diz respeito à biodiversidade, podemos encontrar no rio e nas suas proximidades, peixes, mamíferos (ex. lontra, raposa, esquilo), répteis e anfíbios (ex. rã, salamandra), micromamíferos (ex. rato, ouriço-cacheiro) e aves (ex. guarda-rios, gaio). Quanto à flora, há igualmente uma variedade de organismos (ex. junco, carvalho).
Para não complicar os trabalhos, selecionaram-se apenas a rã e alguns elementos da flora local para conceber a composição do trabalho. Inspirados pelos trabalhos dos artistas Ches e Draw fez-se uma composição seguindo as suas orientações. A ideia principal é alertar para a preservação e manutenção das zonas húmidas.

Qual a razão da escolha desta imagem?
O desenho do projeto da parede foi elaborado pelo professor Francisco Bernardo, e apresentado aos artistas urbanos Ches e Frederico Draw, que acompanharam e apadrinharam o desenvolvimento dos trabalhos.Para simplificar, selecionaram-se imagens de ilustração cientifica das zonas húmidas apenas a rã e alguns elementos da flora local para conceber a composição do trabalho. Inspirados pelos trabalhos dos artistas Ches e Draw fez-se uma composição seguindo as suas orientações. A ideia principal foi alertar para a preservação e manutenção das zonas húmidas usando imagens relacionadas com a temática a trabalhar. Só descrever limita um pouco o a forma como se concebeu o trabalho, se houver oportunidade estamos disponíveis para explicar de forma mais clara como se procedeu.

A dinâmica de trabalho passou por envolver a Junta de Freguesia, Associação de Pais e algumas empresas locais na colaboração e fornecimentos dos materiais para realizar a execução do mural. O trabalho foi baseado em dois artistas urbanos e depois de desenhado foi ampliado para o local previsto e pintado pelos alunos da escola e professores. A pintura foi o culminar de uma sensibilização sobre a manutenção das zonas húmidas e a sua biodiversidade os artistas urbanos tiveram também um papel importante e motivador, criando momentos de intervenção online onde orientaram e motivaram os alunos para o desenvolvimento do trabalho, pela vasta experiência que possuem na área. O trabalho foi efetuado por todas as turmas da escola depois de explorada a temática das zonas húmidas. Foi efetuado um plano de trabalho rotativo e usadas as aulas de expressão artística para envolver e executar o trabalho. O trabalho foi fodo fotografado passo a passo, desde os esboços iniciais, limpeza da parede até ao produto final (poderemos mandar mais informação caso necessitem). As entidade envolvidas colaboraram com materiais para podermos desenvolver o trabalho com dignidade.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
As idades dos alunos forma dos 4 anos aos 10 anos, da pré ao quarto ano. Cada turma da escola conseguiu pintar um pouco do mural depois da sensibilização sobre as Zonas Húmidas e da apresentação dos artistas em que nos inspiramos. O processo de pintura foi orientado pela turma do terceiro ano por ser a turma do coordenador do projeto. Os alunos vieram em grupos para trabalhar com calma e foram orientados apara pintar os espaço correspondente a cada turma. A pintura decorreu com alegria e motivação. Os artistas com os quais contactamos também tiveram uma participação ativa e foram muito generosos pela partilha e colaboração com a escola.