Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola EB de Várzea (Felgueiras)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Muros com Vida

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
O projeto foi realizado em parceria com o Munícipio de Felgueiras e com a Junta de Freguesia de Várzea.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Na pintura encontra-se representado o ecossistema terrestre, tendo como elementos representativos os componentes bióticos como as plantas, animais e os componentes abióticos como a luz, o solo e a água.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Esta imagem foi selecionada uma vez que emite uma mensagem atual: Se todos nos respeitarmos, todas as famílias são felizes. Dada a complexidade dos valores sociais e a desvalorização do ambiente os intervenientes selecionaram esta imagem para sensibilizar a população.

Na segunda reunião do Conselho Eco-escolas as crianças mostraram entusiasmo na realização deste projeto. Realizaram em grupo desenhos e escreveram frases. Foram reunidos todos os trabalhos e em conjunto e, por votação, todos os elementos envolvidos neste projeto elegeram o que mais se adequava, tendo em consideração que teria visibilidade para a comunidade e que seria realizado no muro da Junta de Freguesia frontal virado para a estrada. O objetivo principal foi proporcionar à população momentos de reflexão acerca da preservação do ambiente e da importância de haver respeito entre todos para sermos felizes!
Com lápis de cera desenharam o rascunho do desenho selecionado. Os alunos foram divididos em grupos e com a orientação dos docentes pintaram com tinta o muro. Deram sugestões e acrescentaram elementos.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos envolvidos têm idades compreendidas entre os três e onze anos. Realizaram em grupo desenhos e escreveram frases. Após a seleção desenharam e pintaram alegremente, assim como também foram transmitindo a mensagem a algumas pessoas que os questionaram.