Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola Básica de Margaride (Felgueiras)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Prado concluído

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Associação de Pais

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O ecossistema escolhido foi um prado (ou pastagem) e os elementos representados são espécies vegetais típicas deste ecossistema e as espécies animais associadas, nomeadamente, insetos como: abelhas, borboletas, mariposas, formigas, escaravelhos, entre outras espécies de animais.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Nesta imagem destaca-se o processo de polinização das plantas pelos insetos. Muitas plantas, incluindo muitas culturas, dependem dos insetos para se reproduzirem. Pretendeu-se assim mostrar a importância fundamental deste acontecimento natural e como a vida na Terra será gravemente afetada caso se continue a verificar o declínio nas populações de insetos.

A escolha deste tema deve-se à sua importância e relacionou-se com as atividades realizadas anteriormente: a construção do “Jardim dos Insetos”, o Corredor das Abelhas, e a visita à escola de um apicultor.
Após uma pesquisa prévia das espécies típicas deste ecossistema na região, procedeu-se à pintura do mural com a participação de toda a comunidade escolar. As tintas foram oferecidas pela autarquia e pela Associação de Pais.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos envolvidos têm idades entre os três e os dez anos, alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo. A sua participação envolveu a sensibilização pela construção do jardim dos Insetos/Horta aromática, pela palestra apresentada pelo apicultor e outras pesquisas. Posteriormente, com o apoio dos professores, os alunos dedicaram-se à pintura do mural.