Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola Básica de Cristelo (Paredes)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Composição «Interações Vitais» em quatro paredes, 70 metros quadrados e 30 metros lineares.

Fotografias de detalhes:

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
A composição é iniciada com uma referência ao ecossistema aquático, numa primeira parede onde, em cerca de vinte metros, figura um conjunto multicolorido de escamas, que podem representar, simbolicamente, peixes, répteis ou anfíbios, anteriormente pesquisados na sala de aula.
Recorrendo a uma linguagem mais direta, e menos conceitual ou racionalizada, é explicitada a preocupação ecológica, representada por objetos de plástico boiando em ondas.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A imagem foi uma resposta ao tema «INTERAÇÕES VITAIS», dado relacionar-se a problemática da sustentabilidade ambiental, a sensibilização estética e a emoção. O conjunto inicial de escamas multicoloridas, tanto pode aludir à biodiversidade, como, pode apontar indiretamente para o uso do plástico, ao poder associar-se esta pintura à da cauda de uma sereia em plástico, através de um jogo de tons mais ou menos naturais, que fazem jogos de contrastes e harmonias.
No centro da composição, coloca-se um coração inspirado num vitral, associado a uma linha ondulada (criada a partir do logótipo do Ubuntu), simbolizando pessoas interligadas, para recordar que a sustentabilidade, seja ecológica ou emocional, resulta da relação interpessoal criada entre as mesmas.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
No que respeita a detalhes técnicos relevantes, a pintura ocupou uma área de cerca de 70 metros quadrados, em paredes em que foi necessário picar e cimentar de novo, resultando este esforço num maior civismo e respeito pela obra.
Afinaram-se mais de metade dos vinte tons comprados, e a cada tom foi atribuído um código; estes códigos foram depois colocados nos desenhos das paredes, informando que cor pintar em cada detalhe.
Este processo foi apoiado pela Direção da Escola E.B. 2,3 de Cristelo, que, para além de a suportar financeiramente, ofereceu confiança, liberdade e acompanhamento crítico e construtivo, desde a conceção até à sua conclusão.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Participaram de um modo permanente, ao longo do ano letivo, alunos de três turmas do oitavo ano e de cinco turmas do nono.
Foram forças motivacionais, a possibilidade de cada um poder valorizar paredes do seu recreio, o contactar com linguagem plástica ao estilo da arte contemporânea, diversificada e resultante da mistura de várias linguagens, sendo por vezes direta e figurativa, e noutras vezes, mais conceitual. Motivou também a possibilidade de trabalho em grupo, fazendo-se a pintura em grupos de três alunos: enquanto um segurava na tinta, outros dois pintavam, tendo sempre por perto um pano húmido, para limpar alguma tinta que escorresse.