Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola EB de Abadias (Figueira da Foz)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Flamingos na ilha da Morraceira, Figueira da Foz

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Direção do Agrupamento
Leroy Merlin da Figueira da Foz
Associação de Pais da Escola

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Este projeto nasceu na continuidade da requalificação do edifício da escola que aconteceu no ano transato e da necessidade de embelezar o espaço exterior (recreio da escola) que não sofreu alteração.
A nossa escola tem um recreio maravilhoso que contorna todo o edifício escolar. O nosso campo de jogos tem um muro a todo o comprimento do campo que necessitava de ser embelezado. Foi sobre esse espaço que surgiu o nosso projeto “Muros com vida”.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Sendo a nossa escola, EB de Abadias, uma Escola Azul, situada numa cidade à beira-mar, onde o rio Mondego desagua, optou-se por abordar o tão riquíssimo ecossistema natural com as suas espécies e habitats próprios. Selecionamos os “ Flamingos na ilha da Morraceira” com os seus campos e a Ponte Edgar Cardoso, a tão conhecida ponte sobre o Rio Mondego.

Com sugestões da Coordenadora de Escola que também é a Coordenadora do Programa Eco-Escolas e com a ajuda de professor com habilitação em Design a lecionar na escola, foi feito o projeto envolvendo, essencialmente, os alunos da turma do referido professor.
Toda a comunidade revelou gosto em embelezar o muro do campo de jogos, o que motivou ainda mais para avançar com o projeto.
Projeto feito, partiu-se para a solicitação das devidas autorizações e para a aquisição de tintas e materiais para os quais tivemos o apoio da empresa Leroy Merlin da Figueira da Foz.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Na parte da pesquisa para seleção da imagem, foram envolvidos os alunos do 4º ano.
Os alunos da turma do 2º C, foram envolvidos no projeto e na pintura inicial.
Na intervalo do almoço, tentemos envolver alunos do 3º e do 4º ano na pintura definitiva.