Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Centro Escolar de Meirinhas (Pombal)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Guardiães das Abelhas!<br />
Totalidade da pintura

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Autarquia (Câmara Municipal de Pombal) - disponibilização das tintas e dos stencils;
Junta de Freguesia - disponibilização de recursos humanos - Prof. de Artes das AEC.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
A pintura representa um ecossistema terrestre.
As colmeias, as flores e as abelhas estão representados neste ecossistema.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Aquando da escolha do ecossistema a pintar no muro, os alunos remeteram logo para uma ideia que tinha ficado em "stand-by" com a pandemia por Covid-19 - pintar um jardim de abelhas. Assim, foi assumida a decisão de retomar essa ideia, pegando nas abelhas para representar a sua importância no equilíbrio dos ecossistemas. Tendo em conta as experiências vividas por alguns alunos, em contexto familiar, juntámos os favos da colmeia, fundamentais para o desenvolvimento de novas crias e inevitavelmente as flores pela sua importância no processo de polinização.

Foi adoptada uma metodologia de participação ativa - os alunos foram escutados e envolvidos no processo. A escolha do ecossistema partiu dos alunos, estes reconhecem a importância das abelhas sendo um assunto do seu interesse. Para alguns deles ainda estava presente a ideia de pintar um ecossistema com abelhas. Houve trabalho de pesquisa e visualização de filmes sobre ecossistemas e sobre a importância das abelhas. As crianças do pré-escolar tiveram oportunidade de ter uma sessão de sensibilização com um apicultor (pai de uma das crianças).

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Todas as crianças/ alunos do Centro Escolar que se mostraram interessadas em participar neste projeto, tiveram oportunidade de o fazer, desde a escolha do ecossistema a pintar, passando pelos estudos para a pintura até concretização da mesma.