Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Infantário Quinta Dos Traquinas (Funchal)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

A Floresta da Quinta dos Traquinas

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
A Câmara Municipal do Funchal (ofereceu tintas e pincéis) e o Pintor/Encarregado de Educação Rúben Freitas o seu trabalho em coordenar as pinturas.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Fauna: Tentilhão, Bis-Bis, Pombo torcaz, lagartixa, Coelho Bravo, borboleta Monarca da Madeira;
Flora: Til, Carvalho, Trombeteira, Amaryllis, Hortênsias, Massarocos, Protea, Anturius;

Qual a razão da escolha desta imagem?
Tentámos enquadrar o tema do nosso infantário (todas as salas têm o nome de um dos anoes e temos pinturas dos 7 anões no interior do infantário) na Fauna e Flora Madeirense. Assim, inserimos a nossa Branca de neve e os 7 anões numa Floresta com especies de plantas e animais existentes na Ilha da Madeira.

A equipa docente teve a ajuda de um encarregado de educação que tem um enorme gosto pela pintura. A Em conjunto, foram selecionadas as especies de plantas e animais a representar e foram feitos os esboços. Ao longo de 3 semanas, foram feitas as pinturas. O mérito está no Encarregado de Educação e Pintor Ruben Freitas, que fez a maior parte das pinturas e os pormenores que marcam a diferença.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os nossos alunos vão desde os 5 meses aos 5/6 anos. Fomos fazendo jogos com as crianças ao longo do processo, de forma a identificarem as espécies que iam sendo pintadas. As crianças gostaram de ver os "seus" anões na pintura.