Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola EB 2,3 João de Meira (Guimarães)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

... dinâmica

Fotografias de detalhes:

... produto final

Parceiros:
Projeto Jardim D`Aromas/Horta Biológica; Pegadas.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Os docentes responsáveis pelo Eco – Escolas da escola João de Meira, deram conhecimento à professora de Educação Visual do projeto “Muros com Vida”.
A imagem exemplificativa fornecida, aliada à localização da nossa horta pedagógica, serviu como ponto de partida para as turmas dos sétimos e nonos anos iniciarem os esquiços.
Na visualização de projetos de compostagem doméstica, desde a escolha do local, a preparação, à mistura dos materiais, o arejamento e a manutenção do composto húmido, continuámos o nosso estudo pormenorizado dos materiais que podem ser ou não ser compostados.
Nas folhas de papel de desenho e após um estudo das letras, desenhámos as palavras “Muros com Vida” como título principal da nossa parede, seguindo – se a palavra ecossistema, sendo selecionada a cor preta para as preencher.
Na representação de uma casa simples, desenhámos na parte superior a palavra compostagem e do lado direito, uns sacos contendo os restos de alimentos. De seguida, representámos dois caixotes, um contendo restos de alimentos, uma pá com terra e um regador a simular a rega para se assemelhar à humidade necessária na compostagem. A seta pintada de verde em direção ao caixote com tampa, foi feita a inscrição da palavra composto.
No papel vegetal, para que o desenho no muro ficasse mais perfeito, desenhámos um relógio, com umas setas para a indicação das voltas das horas e minutos, indicando depois com uma seta vermelha a imagem final, registada com um monte de terra com plantas a crescer e com a inscrição inferior de fertilizante natural.
As tintas de exterior utilizadas no muro, resultaram da mistura das primárias, tendo sido aplicadas, o branco, o preto e vários tons de verde, castanhos, vermelho e azul.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Transmissão sintética da mensagem

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Atividade no âmbito do Domínio de Articulação Curricular - DAC
"A Importância dos ECOSSISTEMAS pela COMPOSTAGEM"

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
segundo e terceiro ciclos dos 12 aos 15 anos. Numa dinâmica de conteúdos programáticos.