Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Fundação Dona Jacinta de Ornelas Pereira (Câmara de Lobos)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Pintura final

Fotografias de detalhes:

Inicio , elaboração do desenho

Parceiros:
Câmara Municipal de Câmara de Lobos

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O Eco sistema do nosso muro é a água, que percorre uma paisagem verde, podemos ver o percurso de água que vem desde a montanha até a planície, Neste percurso de água temos dois seres o sapo e os peixes. No nosso muro quisemos retratar um pouco da nossa biodiversidade, as abelhas os pássaros , e as flores.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Um do motivos pelo qual optamos por esta imagem deve-se ao facto do muro ficar numa zona de passagem, recreio das salas das crianças dos 5 e 4 anos, quisemos transmitir cor, alegria á nossas crianças. depois de varias pesquisas, optou-se por esta imagem que ia dar mais vida e alertar para a importância de preservar a biodiversidade da nossa escola, e uma vez que estamos a trabalhar o tema da água, alertar que a água é a fonte de vida de todo o nosso planeta, sem água nada disto era possível.

Nós tínhamos o muro que estava um pouco vazio, sem vida e o espaço estava sem interesse. Assim, optou-se por criar um espaço de interesse tanto para os pais tanto para a crianças. optamos por representar o ecossistema da água. depois de desenharmos a agua fomos construindo com ideias das crianças dos 5 e 4 anos, depois a educadora ia desenhando e dando vida a ideia das crianças, depois de concluído as crianças compreenderam que tudo foi possível porque havia água, sem água não podemos ter a paisagem verde, nem animais. com este projeto deu-se vida e cor ao novo espaço dentro do recinto escolar.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Este projeto foi feito com as crianças de 4 e 5 anos de idade. Como as tinta não são apropriadas à faixa etária as crianças foram dando ideias e a educadora foi desenhando, e pintando, depois as criança foram envolvendo os pais que por sua vez foram fazendo registo de fotografias das crianças no moral.