Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Centro Educativo dos Olivais (Coimbra)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Pintura realizada com sucesso pelos jovens em conformidade com o projeto e pressupostos estabelecidos.

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais - Coimbra

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O Mural realizado numa parede do Centro Educativo dos Olivais - Coimbra foi inspirado nas paisagens da zona onde se insere, que vão desde os campos verdejantes do baixo mondego até às florestas e montanhas do interior. Representa assim a flora e a fauna da região, caracterizadas por áreas arborizadas, cegonhas com os seus ninhos e a cabra que protagoniza um dos principais pratos gastronómicos da região: a CHANFANA. Esta região beneficia das preciosas águas das ribeiras e rios existentes dos quais se destaca o Rio Mondego, estando o ciclo da água representado nas nuvens, chuva e arco-íris. Todos estes elementos foram inseridos de forma simples e criativa na composição final, procurando realizar um trabalho final de valor estético e artístico.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Procurou-se representar alguns dos elementos mais significativos do território onde se insere o Centro Educativo e de parte dos seus ecossistemas. A escolha desta imagem deve-se às diferentes propostas dos alunos, tendo resultado na conjugação e composição de diferentes sugestões, originando esta proposta final, que pretende alertar e mobilizar a comunidade para temas tão importantes e atuais como as alterações climáticas, a biodiversidade e recursos naturais (água, flora e fauna) e a proteção das espécies. Os alunos envolvidos empenharam-se no projeto revelando curiosidade pelos assuntos abordados, espírito crítico e apresentação de opiniões e sugestões, envolvendo-se na discussão deste tema, tão importante como é a preservação e recuperação dos ecossistemas.

Com base na discussão e propostas dos nossos alunos, elaborou-se um esboço de trabalho inicial que deu origem a esta proposta final. Depois de aprovada a composição estética para o mural, foi realizado o estudo das cores a aplicar. A parede escolhida para o mural foi limpa e retocada com material próprio, tendo sido pintada na cor branca. Este local foi selecionado devido à sua localização e visibilidade, pois encontra-se junto à entrada do Centro Educativo por onde circulam toda a comunidade educativa, funcionários e visitantes da área escolar. Em seguida com a técnica da quadrícula, ampliou-se o desenho para um suporte em papel cenário, que foi colado na parede escolhida para decalcar toda a imagem do painel. Por último os alunos procederam à pintura final com tintas aquosas próprias para exterior, e não nocivas para o ambiente. Todas as embalagens foram recuperadas, algumas para utilização futura e outras recicladas em ecopontos próprios e diferenciados para cada material.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os jovens têm em média 16 anos de idade. Foram envolvidos pelos professores, que os sensibilizaram para estes temas e os desafiaram para a realização do mural solicitando desenhos e pinturas nas aulas de educação visual e cerâmica. Os jovens mostraram muito interesso pelo projeto quer na sua criação quer na sua execução.