Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola Secundária de Ponte de Sor (Ponte de Sor)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Muro com Vida - Escola Secundária de Ponte de Sor

Fotografias de detalhes:

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O mural pintado na parede do pavilhão escolar apresenta uma imagem impactante do Peixe Gato do Rio Sor, espécie presente nas águas do rio que passa pela cidade. A imagem retrata o peixe numa composição colorida em que o seu corpo se encontra dividido em partes presas por uma corda, como se o mesmo estivesse a pedir ajuda enquanto está vivo.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A imagem foi escolhida para sensibilizar as pessoas sobre a sobrevivência desta espécie e outras num ambiente cada vez mais poluído, como é o caso do Rio Sor. A mensagem do mural é clara: é necessário tomar medidas urgentes para preservar as espécies que habitam o rio e garantir a sua sobrevivência.
A escolha da parede do pavilhão escolar como local para o mural é estratégica, já que permite que a mensagem seja vista por um grande número de pessoas diariamente. Para além disso, a técnica da pintura, as cores utilizadas e os detalhes meticulosos, contribui para a beleza e o impacto visual do mural.

O desafio foi lançado pelo Conselho Eco-Escolas a todas as turmas da Escola e este foi aceite pela turma E de 12º ano, de Artes Visuais. Cada aluno da turma desenvolveu um projeto para o Mural, tendo sido escolhido, pelos colegas da turma e pela professora de Artes Visuais, o da aluna Sofia Sobreira.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
A maioria dos alunos tem 17 anos e, apesar de ter sido escolhido apenas um projeto, toda a turma esteve envolvida na pintura do mesmo, com a supervisão da professora de Artes Visuais, Lurdes Deodato.