Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola Básica e Secundária do Levante da Maia (Maia)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Mural: O Oceano.

Fotografias de detalhes:

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Ecossistema aquático: oceano.
Estão presentes na pintura os seguintes seres vivos: bacalhau, golfinho, sardinhas, tartaruga, foca, peixe-balão, peixe-zebra, peixe-palhaço, caranguejo, cavalo-marinho, polvo, carapau branco, várias espécies de algas, caravela portuguesa, salmão, peixe-borboleta, peixe-espada, manta, atum, peixe-balão-de-sela-preta, peixe Beta-Acchigã, Sharptooth-Catfish

Qual a razão da escolha desta imagem?
No presente ano letivo, o nosso agrupamento teve como tema aglutinador da Autonomia e Flexibilidade Curricular "Património e Desenvolvimento Sustentável". Além de sermos uma Eco-Escola, este ano fomos certificados como uma Escola Azul. A escolha do ecossistema aquático foi propositada e permitiu a parceria entre estes três projetos de uma forma natural. Depois das limpezas de praia realizadas no âmbito da Escola Azul e com a parceria da Brigada #AMARoMAR, o oceano foi o mote para a escolha da imagem.
Convergindo interesses e objetivos dos três projetos, a elaboração deste mural pretendeu estimular a criatividade dos alunos, através do desenvolvimento de competências em áreas artísticas e interpretar e apreciar a arte para além da representação artística, mas também como um meio de sensibilização nos processos de conservação da biodiversidade marinha.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Inicialmente os alunos pesquisaram sobre espécies da nossa costa, em especial as existentes no Oceano Atlântico. No entanto, houve alguns alunos que manifestaram curiosidade e interesse por espécies de outros oceanos, tendo-se dado a oportunidade aos mesmos de aprofundarem o seu conhecimento sobre essas espécies.
Posteriormente, desenharam a espécie de peixe ou outro elemento marinho em tamanho A4 e coloriram, aplicando os lápis de cor ou outro material de pintura.
Aproveitando os conhecimentos adquiridos sobre escalas, ampliaram, para folhas de papel de cenário, as espécies de maior porte e, de seguida, recortaram esses desenhos.
Depois de pintar a parede destinada ao Mural dos Oceanos de azul, para servir de base, começaram a contornar os desenhos recortados utilizando giz e a desenhar alguns dos pormenores que serviram de orientação para a pintura.
Começaram a pintar utilizando tintas aquosas, próprias para exterior: pintaram a cor dominante, fizeram os sombreados ou reflexos com outras cores ou com tons da mesma cor e no final os pormenores como contornos, olhos ou escamas.
Após estarem pintados todos os seres vivos que integram o mural, foi feito o acabamento final: ondulação do oceano, conseguida através da aplicação na parte superior do Mural de camadas de tons de azul; da aplicação de uma segunda mão de cor azul no fundo do oceano e completada a parte inferior/fundo do oceano.
Este trabalho foi realizado durante as aulas de Educação Visual e de Educação Tecnológica, onde teve que se proceder à divisão por equipas de trabalho. Enquanto um conjunto de alunos esteve a pintar o mural no exterior, outros grupos encontraram-se na sala de aula: a acabar o desenho, a ampliação do trabalho, ou até mesmo a fazer outro trabalho proposto pela professora no âmbito da disciplina.
Também foram constituídos pares ou pequenos grupos para a ampliação e pintura dos desenhos, nos casos em que o ser vivo foi escolhido ou pesquisado por mais que um elemento, por exemplo o “Grupo do Tubarão”.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Este mural foi realizado no âmbito do projeto Eco-Escolas, integrado no projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular de duas turmas de quinto ano (10/11 anos, num total de 48 alunos).
Ao longo do ano foram sendo realizadas diversas atividades no âmbito da proteção ambiental, nomeadamente dos Oceanos. Esta, particularmente, permitiu aos alunos conhecerem as espécies da nossa costa, através de todo o processo da elaboração do mural, já mencionado no ponto anterior.
Os alunos demonstraram grande entusiasmo desde que foi feita a proposta de trabalho, tendo um papel ativo e primordial em todas as fases da elaboração deste mural. Demonstraram, desde cedo, curiosidade e empenho na pesquisa do “seu” ser vivo, de forma a conseguirem conhecer as suas características, estudar pormenores sobre ele e desenhá-lo de forma mais semelhante possível à realidade.
As ideias que deram para realizar o mural e para a sua organização foram essenciais. Estavam sempre ansiosos por pintar e ver o resultado do seu trabalho, trabalharam em grupo e fizeram tudo para tentar superar as dificuldades de convívio ou de trabalho. Muitos alunos dedicaram horas do seu tempo de descanso para fazer os acabamentos do mural.
No final ficaram orgulhosos do seu trabalho e tiveram expressões engraçadas como: “Deu trabalho, mas valeu apena!”, “Amei esta atividade.”, “Quando andar no 12º ano e passar aqui, vou sentir-me feliz”.