Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Centro Social Paroquial de São João das Lampas (Sintra)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Pintura na íntegra.

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Tendo em conta que o nosso muro escolhido é parte interna da nossa instituição, apenas foi necessário o apoio e parceria da loja de tintas Cintracor localizada na Terrugem.
Todos os restantes materiais utilizados (pincéis, trinchas, copos de mistura) existiam já na instituição, fruto de trabalhos anteriores.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
A nossa pintura incorpora os ambientes terrestre e aquático e a interação dos vários seres vivos neste ecossistema fechado que é o planeta Terra, a fauna e flora em total comunicação.
Os alunos representaram o nosso planeta em formato de garrafa como se de um terrário se tratasse, incluindo:
Na superfície plantas, mamíferos e primatas como elefantes, girafas e os seres-humanos e chimpanzés respetivamente, répteis como a tartaruga e ainda insetos como a borboleta;
Nos mares e oceanos: Moluscos como o polvo, mamíferos aquáticos e terrestes como as orcas, pinguins e morsas, e ainda os peixes, algas e animais coloniais com os corais.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Os nossos alunos, por sua criatividade e método, pretenderam ao máximo incluir um ecossistema em harmonia com a representação de seres vivos de cada ambiente. Criaram um ecossistema ecológico fechado, tal como o planeta Terra.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Após os alunos lerem todos os procedimentos em detalhe, dividiram-se em vários grupos.
Dentro dos grupos deram asas à criatividade, e foi possível observar desde inicio um acordo de divisão de tarefas de acordo com o que conheciam das habilidades de cada um; organizaram-se como que em várias unidades: brigada de pesquisa, brigada de desenho, brigada de pintura, brigada de ideias, etc.
Ao final desta atividade proposta foi feita uma escolha democrática por voto de qual seria o trabalho que todos gostaríamos de poder ver na nossa instituição.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Tendo em conta que os participantes pertencem ao 1º, 2º e 3º ciclos, os alunos incluídos nesta atividade têm idades entre os 6 anos e os 15.