Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola EB 2,3 Aristides de Sousa Mendes (Vila Franca de Xira)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

2- Mural Final

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
União de Freguesias da Póvoa e Forte da Casa
Pingo Doce – projeto Bairro Feliz

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Construímos, em parceria com alunos do 3.ºciclo de escolaridade um projeto que retrata uma comunidade de seres vivos de várias espécies (vegetais e animais) que habitam na nossa zona ribeirinha.
Integrámos no nosso projeto elementos da artista plástica e ilustradora e Kruella Denfer, a qual usa muito nas suas obras elementos da natureza.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Consideramos que a imagem final se integra totalmente na temática proposta, dado que queremos passar a mensagem de que é nossa obrigação protegermos o nosso espaço envolvente e o que temos de bom em termos de património local. Desta forma, estamos a valorizar a representação de ecossistemas nacionais e particularmente os que caracterizam o território onde se insere as nossas escolas.

O processo inspirado tendo por base o tema aglutinador do Agrupamento - “SER CIDADÃO, Preparar o futuro!”; enquanto atividade transversal, foram colocados à disposição dos alunos várias questões, encontradas soluções e explorados artistas plásticos que poderiam servir de inspiração; foi feita uma pesquisa dos elementos que constituem o mural e de qual o muro que melhor dará visibilidade à mensagem a transmitir (num dos acessos à zona ribeirinha); verificou-se de que forma poderiam contribuir as várias disciplinas intervenientes para que o tema fosse explorado na sua plenitude; foi feita a divisão de tarefas e de partes daquilo que viria a ser o mural final, explorando várias técnicas plásticas e, por fim, selecionando trabalhos de 6 alunos de cada ciclo de escolaridade; fez-se a agregação das diferentes partes, discutindo-se a melhor forma para que resultasse esteticamente; foram estabelecidos contactos com as entidades parceiras; definiu-se qual a zona da comunidade local – muro – a ser intervencionado; aguarda-se a pintura do mesmo após a contribuição de tintas e pincéis/trinchas, prevendo-se a sua conclusão no próximo ano letivo, com a participação dos alunos e professores envolvidos.
O Projeto foi planeado e concretizado, operacionalizando-se um Domínio de Autonomia Curricular e desta forma, privilegiando-se a aprendizagem continuada de conhecimentos. Passámos por várias experiências: momentos de forte dedicação; de envolvimento; de organização; de partilha; de dúvidas e de encontro de soluções; e de uma riqueza plástica inquestionável.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
2.ºciclo- 10-12anos de idade; 3.ºciclo- 14-15 anos de idade.